Conexão Jurídica realiza 2ª edição tratando de Reforma da Previdência

A programação da Secretaria de Assuntos Jurídicos do Sintep-MT promove esclarecimentos jurídicos para os dirigentes das subsedes do Sintep-MT

Publicado: 14/03/2023 17:24 | Última modificação: 14/03/2023 17:24

Sintep-MT

A Reforma da Previdência estadual, sancionada pelo governador Mauro Mendes em 2020, promoveu alterações nas regras de aposentadoria, para além do confisco de 14% sobre os benefícios dos servidores. Nesta quarta-feira (15/03), a partir das 19h, o Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) vai dialogar sobre o tema em mais uma edição do “Conexão Jurídica”. A atividade será transmitida pelo aplicativo Zoom é específica para dirigentes das subsedes do Sintep-MT.

Na primeira edição, em 2022, a Secretaria de Assuntos Jurídicos do Sintep-MT iniciou o Conexão Jurídica com o objetivo de promover um intercâmbio sobre os temas jurídicos que mais são tratados pelo sindicato. O leque extenso acabou por extrapolar o tempo dos debates e foi insuficiente para tamanha demanda. Nesta segunda edição, foi definido um único tema, para que possam ser sanadas as dúvidas recorrentes do processo de aposentadoria trazidos com as novas regras.

Secretária de Assuntos Jurídicos do Sintep-MT, Maria Celma Oliveira, e a advogada Leile Lélis, farão os esclarecimentos aos participantes

A abordagem será feita pela assessoria jurídica do Sindicato, com a advogada Leile Lélis, que destacará os pontos mais relevantes trazido com a Reforma da Previdência, de Mauro Mendes. As informações abordarão as regras vigentes de previdência e como se organizar para saber quando poderá se aposentar.

Segundo a secretária de Assuntos Jurídicos do Sintep-MT. Maria Celma, a proposta é municiar os dirigentes para que possam transmitir os esclarecimentos para os filiados. Os temas que envolvem questões jurídicas no sindicato são diversos e inesgotáveis, devido a isso, a assessoria jurídica optou por responder aos questionamentos com temas pré estabelecidos, conforme demanda.