Concurso Público em Paranatinga é suspenso após denúncias de irregularidades feitas pelo Sintep


Prefeitura é cobrada pelo Ministério Público Estadual para corrigir falha em todo o no processo de realização do certame

Publicado: 19/09/2024 16:43 | Última modificação: 19/09/2024 16:43

Escrito por: Roseli Riechelmann

A subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) no município de Paranatinga conseguiu suspender a realização do concurso público para a rede municipal, após a constatação de inúmeras irregularidades no edital. A decisão, publicada pela prefeitura nesta semana (17/09), responde às denúncias registradas no Ministério Público do Estado (MPE).
 

No início da semana, após o anúncio do concurso, a subsede do Sintep/Paranatinga encaminhou à assessoria jurídica do Sintep-MT um levantamento detalhado das irregularidades. Com base nas informações, o jurídico do Sintep-MT formalizou as denúncias junto ao MPE, à Prefeitura e à Câmara Municipal de Paranatinga.
 

Segundo a presidente da subsede do Sintep/Paranatinga, Roselene Carlini, o município necessita de um concurso público, mas que ofereça a quantidade adequada de vagas para cada cargo e função a serem preenchidas, e não apenas para cadastro de reserva.
 

As denúncias apontam que o concurso público não previa o provimento efetivo de cargos na administração pública. Além disso, o processo apresentava, conforme verificado, falta de regras claras e justas que garantissem igualdade de oportunidades. A suspensão do concurso visa à correção dessas falhas e à readequação do edital para um novo certame.