Conape-MT reúne 789 delegados em torno do projeto de Educação para uma Nação Soberana


A programação do evento, que será de maneira virtual, ocorre de 23 a 26 de novembro, sempre no período noturno

Publicado: 23/11/2021 10:57 | Última modificação: 23/11/2021 10:57

Escrito por: Assessoria/Sintep-MT.

Sintep-MT

A Conferência Estadual Popular de Educação (CONEPE), etapa estadual da Conape, teve a marca de mais de 700 inscritos e conta com uma programação voltada para os debates em torno da redemocratização do país e um projeto de educação que garanta a soberania do povo brasileiro.

A organização da CONEPE está sob responsabilidade das entidades que compõem o Fórum Estadual Popular de Educação de Mato Grosso (FEPE-MT), coordenado pela secretária de Políticas Educacionais do Sintep-MT, Guelda Andrade e a professora Heloísa Gentil, representante da Adunemat. Para a Guelda, o expressivo número de participantes é um reflexo do envolvimento dos educadores em torno da pauta.

“Temos que fazer um agradecimento especial aos 12 municípios que realizaram as etapas municipais, as 14 etapas regionais que não mediram esforços para concretização do processo, apesar de todas as adversidades do cenário, todos os delegados envolvidos estão garantindo uma etapa Estadual com mais de 789 delegados na CONAPE em Mato Grosso.

Todo esse movimento vai promover diálogos do cenário político atual e a necessidade de garantias do atendimento à diversidade do povo brasileiro, para além disso realizar a CONAPE-MT neste cenário é sinônimo de resistência”, afirma Guelda. Ela destacou ainda que “a escola pública precisa ter esse olhar para um atendimento que seja, de fato, justo”. “Não dá para tratar os desiguais de com igualdade e por isso precisamos debater um projeto de sociedade sólido que garanta dignidade ao povo brasileiro, isso perpassa um projeto de educação que garanta a democratização do acesso à educação pública, gratuita, laica e de qualidade social. Só assim teremos uma nação soberana”, destacou.

Já a professora Heloísa Gentil ressaltou a satisfação de viver este momento histórico, a resistência dos delegados, considerando os desafios do cenário político.

A programação do evento, que será de maneira virtual, ocorre de 23 a 26 de novembro, sempre no período noturno.

As construções feitas na etapa estadual fazem parte do conteúdo que será debatido na conferência nacional, a Conape 2022, que possui como tema “Reconstruir o país: a retomada do Estado democrático de direito e a defesa da educação pública e popular, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos/as”.

O lema da Conape 2022 é “Educação pública e popular se constrói com Democracia e Participação Social: nenhum direito a menos e em defesa do legado de Paulo Freire”. O tema dialoga com os enfrentamentos apresentados à maior parte da população, que é a classe trabalhadora.