CONAPE etapa Mato Grosso debate os VI Eixos do caderno de texto base


Nesta fase das discussões, os palestrantes puderam apresentar cada um dos seis Eixos elencados no texto-Base e os delegados; propostas de emenda

Publicado: 26/11/2021 15:16 | Última modificação: 26/11/2021 15:16

Escrito por: Assessoria/Sintep-MT

Sintep-MT
Terceiro dia da Conferência Popular de Educação, etapa Mato Grosso

Em mais um dia de Conferência Popular de Educação, etapa Mato Grosso, os delegados tiveram a oportunidade de se aprofundar no Texto-Base da CONAPE 2022, que será debatido em âmbito nacional, no ano que vem, com a participação de representantes da educação e movimentos sindicais e sociais de todo o país.
Nesta fase das discussões, os palestrantes puderam apresentar cada um dos seis Eixos elencados no texto-Base, provocando discussões entre os mais de 700 delegados regionais, para que fossem feitas proposituras. A coordenadora do Fórum Estadual Popular de Educação, Guelda Andrade, destacou que foi um momento muito rico. 
“Foi um momento de realmente, esmiuçarmos o que está contido nesse texto-base, e para refletirmos sobre o cenário político que temos e desenhar o projeto de nação que queremos para o nosso país, no sentido de assegurarmos uma nação, de fato, soberana”, disse.
Neste terceiro dia de Conferência, que ocorreu de forma virtual, foram realizadas seis salas simultâneas onde, em cada uma, foi apresentado um dos eixos contidos do Texto-Base. Os delegados puderam fazer propostas de emenda. Essas propostas serão apreciadas coletivamente nesta sexta (26), último dia do encontro. “O momento das proposituras é muito importante, porque é partir daí que, todos, juntos, podem trazer esse olhar coletivo, que tem um objetivo em comum, que é oferecer aos nossos estudantes, independentemente da sua cor, credo ou classe social, uma educação digna, laica e de qualidade, socialmente referenciada”, disse Guelda.
Os eixos debatidos nesta etapa foram:
EIXO I – Décadas de lutas e conquistas sociais e políticas em xeque: o golpe, a pandemia e os retrocessos na agenda brasileira;
EIXO II – PNE, Planos Decenais, SNE, políticas setoriais e direito à Educação;
EIXO III – Educação, direitos humanos e diversidade: justiça social e inclusão;
EIXO IV – Valorização dos profissionais da educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde;
EIXO V – Gestão democrática e financiamento da educação: participação, transparência e controle social;
EIXO VI – Construção de um projeto de nação soberana e de estado democrático em defesa da democracia, da vida, dos direitos sociais, da educação e do PNE.

Confira as fotos da Etapa Estadual da CONEPE- 2021, Rumo a CONAPE- 2022.