Comunidade escolar de Primavera do Leste realiza eleições para diretores das unidades municipais


Garantia da autonomia pedagógica e administrativa, fortalecida pela participação ativa da comunidade escolar

Publicado: 26/11/2025 17:43 | Última modificação: 26/11/2025 17:43

Escrito por: Sintep/Primavera

REPRODUÇÃO

As escolas municipais de Primavera do Leste realizaram as eleições para a escolha dos diretores das 18 unidades de Educação Infantil e Ensino Fundamental do município. Durante todo o dia de ontem (25/11), as comunidades escolares — pais, responsáveis, estudantes, professores e funcionários — exerceram o direito ao voto, em um processo de gestão democrática nas escolas.

“Aqui em Primavera do Leste, a prefeitura mantém o compromisso com a comunidade escolar em assegurar a gestão democrática nas escolas”, ressaltou a presidenta da subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) no município, professora Marileuza Rosa de Souza.

Nos últimos anos, o Ministério da Educação (MEC) tem reforçado nacionalmente a importância da gestão democrática como diretriz obrigatória para os sistemas de ensino. A orientação dialoga diretamente com as novas regras do Fundeb, especialmente a complementação na modalidade VAAR (Valor Aluno Ano Resultado), que condiciona o repasse de recursos à adoção de processos transparentes, com critérios técnicos e participação da comunidade escolar na escolha dos diretores. Nesse contexto, eleições democráticas tornam-se essenciais para assegurar que o município cumpra as exigências legais e mantenha o acesso aos recursos federais.

Regulamentado pelo Edital nº 001/2023, o processo estabelece critérios de habilitação, avaliação técnica, apresentação de plano de ação e votação aberta a profissionais da educação, pais, responsáveis e estudantes a partir dos 12 anos. A proposta é garantir mais transparência e participação nas decisões que orientam o funcionamento das unidades.

Marileuza Rosa de Souza, que também compõe a Comissão Eleitoral Central na Secretaria Municipal de Educação, representando o Sindicato, acredita que “a escolha direta rompe com práticas antidemocráticas e clientelistas. É a comunidade escolar garantindo seu direito de participar e decidir sobre a gestão da escola.”

Ela reforça o caráter formativo do processo. “A escola é o primeiro espaço onde crianças, famílias e trabalhadores convivem com a democracia. Participar da eleição é aprender a exercer a cidadania na prática.”

A vice-presidenta do Sintep/PVA, Gizele Costa Leão, destaca o sentido pedagógico e emancipatório da gestão democrática.

“A gestão democrática nasce da educação dialógica e problematizadora. Quando a comunidade vota, ela participa de um ato político que humaniza, forma consciência crítica e reafirma que a escola é espaço de transformação. A pedagogia do voto fortalece trabalhadores, estudantes e famílias a compreenderem que a realidade é mutável — e que a participação é o caminho para transformá-la.”

A secretária-geral do Sintep/PVA, professora Edna, relembra que a defesa da gestão democrática é parte estruturante da história do sindicato. “A gestão democrática é uma luta histórica do Sintep-MT e do Sintep/PVA. Cada eleição de diretor representa a vitória da comunidade escolar sobre práticas autoritárias e clientelistas. Nossa trajetória sempre foi pela participação, pela transparência e pela autonomia das escolas. Hoje reafirmamos esse compromisso.”