Comissão de aposentados e aposentadas do Sintep-MT retoma agenda de luta pelo fim do confisco

Ação foi iniciada com reunião com parlamentares da ALMT e se estenderá ao MTPrev e conselho de previdência

Publicado: 14/06/2023 10:57 | Última modificação: 14/06/2023 10:57

Escrito por: Roseli Riechelmann/Sintep-MT

Sintep-MT/Roseli Riechelmann
Presidente do Sintep-MT protocolo ofício na presidência da ALMT para retomada do diálogo pelo fim do confisco

Durante toda a terça-feira (13/06)  aposentados e aposentadas que integram o Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) esteve ao lado do presidente, Valdeir Pereira, e da secretária de Seguridade Social, Angelina Oliveira da Costa, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), para dialogar com parlamentares em busca de solução para o fim do confisco de 14% das aposentadorias.

Na primeira agenda com parlamentares, o presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, protocolou ofício na presidência da Casa, para abrir o debate com os deputados, sobre novos encaminhamentos para a derrubada da taxação dos aposentados e pensionistas.

Sintep-MT/Roseli Riechelmann
Comissão de aposentados do Sintep-MT visita o deputado Ludio Cabral,  para reafirmar apoio  na luta

A comissão de aposentados conversou com o presidente da ALMT, deputado Eduardo Botelho (União Brasil) que se mostrou receptivo à pauta, que, conforme lembrou, foi quase vitoriosa com a discussão da PEC 07/2022, quando apresentada para votação na legislatura passada. Na sequência tiveram audiência com os deputados: Lúdio Cabral, autor de projetos pelo fim do confisco; com o assessor do deputado Barranco, Rogério Callichio, e, com o deputado Júlio Campos. Na conversa preliminar com o novo parlamentar, os aposentados tiveram apoio a causa, já que o deputado vivencia, como pensionista, o saque desses percentuais do benefício.

Sintep-MT/Roseli Riechelmann
Deputado Júlio Campos se mostra simpático às reivindicações encaminhadas pela comissão do Sintep-MT

O presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, lembra que as tratativas com os parlamentares buscam sensibilizar os representantes do povo, para a situação que estão passando os aposentados. Valdeir destaca que existe um relatório de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) produzido pela própria Casa de Leis, que é taxativo ao constatar que a cobrança é indevida e que a responsabilidade do rombo previdenciário se deve a má gestão e desvio de finalidade dos recursos em sucessivos  governos.

“O que o governo Mauro Mendes está fazendo é um absurdo e uma punição àqueles que ajudaram a construir o estado. Mais ainda, ele lava as mãos sobre a própria responsabilidade e sentencia os aposentados a pagarem a conta”

O aposentado Olmiro Müller, de Sorriso, esteve em Cuiabá, reforçando a frente pelo fim do Confisco. Olmiro atuou na rede estadual até 2017, como pedagogo. Se aposentou com a esperança de conseguir um envelhecimento digno, após 39 anos de contribuição. O esforço e a dedicação, com atuação também na rede municipal, acabaram por reverter em prejuízo ao trabalhador. “Hoje, por ter duas aposentadorias, estado e município, acabo pagando um valor alto ao imposto de renda. Para além do tributo, agora tenho que enfrentar a dupla taxação do governo do estado, que leva 14% do rendimento”, registra.

A situação dos servidores aposentados está ainda mais dramática para aqueles que dependem do salário do estado e sobrevivem com  recursos muitas vezes aplicados em alimentação e medicamentos.

O enfrentamento pelo fim do Confisco terá outras agendas esta semana, incluindo a solicitação de reunião com os deputados e deputada. Quarta-feira (14/06), a comissão de aposentados estará reunida com a equipe do MTPrev, com o objetivo é debater novos caminhos ao chamado rombo previdenciário, apontado pelo governo para justificar a arremetida promovida nos salários dos servidores aposentados.

Sintep-MT/Roseli Riechelmann
Secretária de Seguridade Social do Sintep-MT,  Angelina Oliveira, destaca a necessidade de pressão por parte da categoria, para reverter o cenário