Começa nesta quinta-feira (19) o XIX Congresso Estadual do Sintep-MT


Profissionais da educação de todo o estado debatem durante quatro dias, a organização sindical e os rumos da educação pública em Mato Grosso frente ao novo Plano Nacional de Educação (PNE).

Publicado: 18/02/2026 17:20 | Última modificação: 18/02/2026 17:20

Escrito por: Roseli Riechelmann

Arquivo/Sintep-MT
Delegados e Delegadas vindos dos 142 municípios do estado participam da XIX edição do Congresso Estadual do Sintep-MT

A partir desta quinta-feira (19/02) acontece a maior plenária de profissionais da educação pública do estado, o XIX Congresso Estadual do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT). Serão quatro dias de debates com mais de quinhentos educadores, representantes dos 142 municípios, dialogando e deliberando sobre a organização sindical e as perspectivas para a educação pública estadual.

O encontro, que ocorre a cada quatro anos, é a instância soberana deliberativa da entidade. Este ano o foco será “O PNE: Ressignificar a educação como direito humano”. Juntos irão dialogar sobre os desafios da educação pública de Mato Grosso frente ao novo Plano Nacional de Educação (PNE), instrumento base para a construção dos Planos Estaduais e Municipais no país.

CNTE
Jornalista e professora da UFMG, Ângela Carrato, fará a análise de conjuntura do XIX Congresso Estadual do Sintep-MT

Paineis

O Sintep-MT trará especialistas referência no cenário nacional e internacional para as abordagens. Na análise de conjuntura, no dia 19, às 18h30, a convidada é a doutora Ângela Carrato, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), doutora em Comunicação pela UnB (Universidade de Brasília), professora com atuação na pesquisa sobre mídia, democracia e cidadania, brasileira e internacional.

No segundo dia de conferências, 20 de fevereiro, às 9h30, o tema trazido insere a temática do Congresso; “PNE: Ressignificar o acesso à educação como direito humano, considerando a democracia, o meio ambiente e a sustentabilidade”. A palestrante convidada será a professora doutora Míriam Fábia Alves, da Universidade Federal de Goiás (UFG), que compõe a mesa ao lado do professor especialista e presidente do Sintep-MT, Henrique Lopes.

Reprodução
Professora doutora Miriam Fábia e o presidente do Sintep-MT, Henrique Lopes, abrem o primeiro painel de debate

No período da tarde, às 14h, o debate abordará “A privatização e a mercantilização que desqualificam e desumanizam a educação pública”. A análise será da coordenadora da Internacional da Educação para a América Latina (IEAL), a costa-riquenha Gabriela Bonilla, uma estudiosa sobre os impactos da privatização da educação no mundo. O tema será compartilhado pela coordenadora do XIX Congresso Estadual do Sintep-MT e secretária de Políticas Educacionais do Sintep-MT e da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Guelda Andrade.

Reprodução
A coordenadora do Congresso, Guelda Andrade,  e a professora Gabriela Bonilla (IE) focam nos impactos da privatização da educação

Deliberações

O encerramento dos painéis ocorre no sábado (21), no período matutino, com o tema “O Movimento Sindical e a Diversidade de Forças frente aos Desafios da IA e a nova formatação do Mundo do Trabalho”, com o doutor em Educação Daniel Figueiredo de Oliveira (UFPB) e a presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), professora Fátima Silva.
 

Desafios da IA e a nova formatação do Mundo do Trabalho, com professor doutor Daniel Oliveira (UFPB) e a presidente da CNTE, Fátima Silva

A programação é extensa, com atividades culturais, apresentações musicais, além de quatro oficinas. Durante toda a tarde de sábado, os delegados e delegadas se dividem em quatro salas temáticas: “Balanço Sindical e Estatuto”, tema de grande repercussão dada a finalidade do Congresso e diante dos ataques do governo do Estado de Mato Grosso à organização sindical.

Ainda pertinentes: “Financiamento da Educação” - área fundamental para a implementação das políticas educacionais e também uma reconquista no novo PNE, com a garantia de 10% do PIB para o setor. Além de Políticas Educacionais; e, Políticas Permanentes e Plano de Lutas. O evento finaliza no domingo (22), às 12 horas, com a realização da Assembleia Estatutária, para aprovação e atualização do Estatuto do Sintep-MT.
 

Confira aqui a Programação