Coletivo Educacional da CNTE discute ações rumo ao Novo PNE

A defesa da educação básica pública no Congresso Nacional exigirá que os trabalhadores da classe estejam bem preparados.

Publicado: 12/03/2024 12:50 | Última modificação: 12/03/2024 12:50

Escrito por: Redação/CNTE

Geovana Albuquerque
Coletivo Educacional da CNTE, no centro Carlos Abicalil, assessor do senador Teresa Leitão (PT-PE)

Levando em conta o cenário político atual para o ensino público, o Coletivo Educacional da CNTE reuniu dirigentes de suas entidades filiadas, nesta segunda-feira (11), para elaborar estratégias de defesa e aprovação do  Novo Plano Nacional de Educação (PNE).

Coordenadora do Coletivo, a secretária de Assuntos Educacionais da CNTE, Guelda Andrade, reforçou a importância de uma mobilização bem planejada por parte das organizações sindicais. “O nosso calendário de mobilizações exige de nós uma grande atenção, concentração e esforços para conseguirmos fazer o que for necessário para, no mínimo, se não avançarmos, conseguirmos resistir a tudo que está plantado no cenário”, disse.

O evento contou com as contribuições do assessor da senadora Teresa Leitão (PT-PE), Carlos Abicalil, e da secretária geral da CNTE e vice-presidenta da Internacional da Educação para América Latina, Fátima Silva, na análise do cenário nacional e internacional sobre políticas educacionais, a Conae e os desdobramentos do PNE no Congresso. As atividades do Coletivo seguem até terça-feira (12), quando serão repassados os encaminhamentos e principais objetivos para a defesa da educação.

“Precisamos pensar em como vamos contrapor e fortalecer o nosso grupo de oposição para defender aquilo que acredito ser um dos maiores direitos que nós temos, que é o da educação…Todas as nossas ações precisam estar em torno da aprovação do PNE”, reforçou Guelda.

Guelda Andrade, secretária de Assuntos Educacionais da CNTE

Educação internacional

Em um balanço sobre a educação e política internacional, Fátima destacou a existência de tendências vistas em todos os países, como, por exemplo, a ausência de políticas públicas e a desvalorização profissional.

"Naqueles que existem políticas públicas, todos os países estão sofrendo um retrocesso. No Brasil, estivemos em um retrocesso, e agora estamos em um processo de retomada. Mas temos um processo de privatização em todas as políticas. O setor privado está avançando em todos os aspectos dos quais defendemos que devem ser ofertadas pelo estado. E a educação está no centro disso", relatou.

A terceirização de professores e funcionários também tem sido um aspecto cada vez mais comum. "Na grande maioria dos locais, esses profissionais não são vistos como parte fundamental para o ensino e aprendizagem das unidades escolares", apontou.

Geovana Albuquerque

Fátima Silva, secretária geral da CNTE e vice-presidenta da Internacional da Educação para América Latina

Comissão de Educação

Para Carlos Abicalil, a eleição do deputado federal de ideais conservadores, Nikolas Ferreira (PL-MG), como presidente da Comissão de Educação (CE) da Câmara dos Deputados, é uma ilustração do que foi dito pelo presidente Lula no encerramento da Conae 2024. Na ocasião, o chefe do executivo destacou sobre a necessidade de articulação entre os parlamentares. Com membros de partidos direitistas ocupando a maioria das cadeiras do Congresso Nacional, segundo ele, a aprovação das pautas da educação poderia enfrentar grandes desafios.

A forte manipulação que o parlamentar consegue fazer nas redes sociais, juntamente com a polarização de opiniões da sociedade, deve trazer um olhar polemizado para as pautas da educação, considerou ainda. “Os instrumentos de influência desiguais farão com que a repercussão não se esgote dentro da sala da Comissão da Educação nem no plenário”, avaliou Abicalil

Além de confirmar a disputa que o Plano Nacional de Educação (PNE) enfrentará, ele apontou a influência que o novo presidente da Comissão pode causar nas eleições municipais. “Existe uma pauta nacional no percurso. Esta pauta é do nosso interesse, mas também é do interesse deles”, disse.

Com esse cenário, alertou sobre a influência negativa de questões relacionadas à polarização teológica e ao fortalecimento de pautas conservadoras de costumes no meio educacional.

“O problema não é a Câmara dos Deputados. Este está apenas espelhado nela, mas o real problema está presente no nosso território, na nossa vizinhança e, também, nas nossas bases… A vitória nas urnas em 2022 não consolidou uma vitória na opinião. A opinião continua sendo disputada. A versão que se apresenta dos fatos é definidora daquilo que pode orientar a opinião pública”, relatou.

Rosilene Corrêa, secretária de Finanças da CNTE

Segundo Rosilene Corrêa, secretária de Finanças da Confederação, as disputas pela educação também poderão se tornar uma guerra ideológica.

"Quando olhamos para a Comissão, fica muito claro para nós o tamanho da tarefa que temos... Irão tentar nos colocar uma imagem de 'inimigos da educação, dos filhos e da família'. Para mim, é isso que está em risco, pois a pauta da educação irá se tornar em pauta de costumes", considerou.

"A nossa tarefa é muito grande, mas tenho certeza que daremos conta. Talvez, essa também seja a nossa oportunidade de trazer, de fato, a educação para assumir um pedaço da política brasileira", completou Rosilene.

“Nikolas é um deputado, mas ele não está só. Porém, nós também somos muitos e temos todas as condições para fazer um enfrentamento”, reforçou Abicalil