Coletivo do Sintep-MT participa do encontro de Formação Sindical

Publicado: 22/11/2021 16:17 | Última modificação: 22/11/2021 16:17

Escrito por: Assessoria/CUT-MT

CUT-MT
Encontro do Coletivo de Formação do Sintep-MT, em Cuiabá no dia 21 de novenbro - Auditório I do Sintep-MT

O Coletivo de Formação do Sintep-MT se reuniu neste domingo (21) para debater estratégias de formação sindical com os trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso. O encontro está na sétima edição e faz parte da programação feita em parceria com a Central Única dos Trabalhadores (CUT-MT).

Gilmar Soares Ferreira, Secretário de Comunicação do Sintep-MT

Durante três dias, sindicalistas se reuniram com o objetivo de debater questões ligadas à formação e organização das entidades sindicais e alinhar as diretrizes do movimento para o próximo ano.
Um dos temas abordados nessa formação foi o uso da comunicação digital como ferramenta de disputa de projeto de sociedade. O Secretário de Comunicação do Sintep-MT Gilmar Soares, falou sobre o processo histórico de formação de sindicalistas que, no início, não existia um programa estruturado para isso.
“A formação sindical não é algo que acontece do dia para a noite. Muitas vezes, leva uma vida. Aqui no Sintep-MT nós podemos dizer que desbravamos esse caminho. Temos ex-dirigentes como Carlos Abicalil, João Molevade, que iniciaram esse processo de maneira intuitiva e com muita determinação e após isso, começamos a pensar com mais ênfase na formação sindical. Isso deu tão certo que Mato Grosso passou a ser referência em todo o país, considerando que Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação tinha a experiência do Sintep-MT como parâmetro”, disse Gilmar.

CUT-MT
 Desafios do movimento sindical integrou a agenda do coletivo de formação Sintep-MT realizada no auditório I, do Sindicato

O secretário de Formação da CUT-MT, João Eudes, enfatizou a necessidade de um conhecimento técnico mais aprofundado na questão de comunicação através das redes sociais. “Nessa formação nós teremos a oportunidade de esmiuçar essa questão envolvendo formação na utilização de redes sociais como aliadas na propagação da mensagem que defendemos”.
Entre as palestras do encontro de formação, foi apresentado o programa de Formação do Sintep-MT e também o projeto das “Brigadas Digitais” da CUT, que é um modelo de treinamento e formação de trabalhadores e sindicalistas ligados ao movimento para aturem no processo de resistência através da comunicação nas redes sociais.

César Augusto Guedes, Secretário adjunto de Formação do Sintep-MT

Confira as fotos no facebook da CUT-MT