Coletivo de Mulheres debate neste sábado (25/02) os preparativos para 8 M

Juntas debaterão ações para trabalhar o tema da luta das mulheres de Mato Grosso: “Pela vida das mulheres e o fim do feminicídio em MT: Em luta pela democracia e pelo bem viver. Contra o fascismo, sem anistia”.

Publicado: 24/02/2023 19:10 | Última modificação: 24/02/2023 19:10

Edevaldo José
Coletivo do 8M se reúne no auditório do Sintep-MT

O coletivo de Mulheres que realiza os preparativos do dia 8 de Março, em Mato Grosso, convoca para sábado (25/02), às 14 horas, na sede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), no bairro Bandeirantes, em Cuiabá, a quinta reunião. Juntas debaterão ações para trabalhar o tema “Pela vida das mulheres e o fim do feminicídio em MT: Em luta pela democracia e pelo bem viver. Contra o fascismo, sem anistia”.

O temário inspirado no slogan nacional “Pela vida das mulheres: Em luta pela democracia, contra a fome e pelo bem viver”, foi contextualizado para a realidade estadual, durante o quarto encontro preparatório, quinta-feira(23/02). Foi consenso na reunião destacar de maneira ainda mais incisiva o repúdio ao feminicídio, que permanece em destaque no cenário estadual ao colocar em cena também a violência contra às mulheres da alta sociedade

.

Para trabalhar o tema feminicídio as mulheres não poderiam deixar de focar o machismo estruturado na composição social da população de Mato Grosso, que demonstra em grande percentual o patriarcado racista, homofóbico, misógino, retratado no apoio financeiro, inclusive ao governo Bolsonaro. Por esse viés fortalecem a luta contra o fascismo e contra a anistia às pessoas envolvidas nas ações terroristas do 8 de janeiro de 2023, em Brasília.

O primeiro encontro ocorreu de forma híbrida, com a organização de comissões com representantes das diferentes entidades que integram o coletivo, entre elas as mulheres do Sintep-MT. Juntas definiram a programação de rua, dias 6 e 8 de março, e a participação no Encontro de Mulheres da Central Única dos Trabalhadores de Mato Grosso (CUT-MT), dia 11 de março.

Participam do coletivo as seguintes organizações: Coletivo Mulheres do Campo e da Cidade, AMOBEP, Mulheres PT/MT, Mulheres CUT/MT, Mulheres Hip Hop - MT, UNE, UEE, Conselho Estadual Mulheres/MT, Mulheres Partido Unidade Popular, Frente Feminista UFMT, Movimento Grito dos Excluídos, Conselho Regional de Psicologia, LGBT Feminista, Coletivo Classista Ana Monte Negro, SINTEP/MT, Mulheres Resistem, mandato do Deputado Estadual Valdir Barranco, CPT/MT, PCdoB, UJS e coletivo de Mulheres do Sintep-MT.