Coletivo de jovens do Sintep-MT prepara ações para juventude educadora em 2024

Sintep-MT participou da reunião nacional na CNTE para discutir ações para a Juventude trabalhadora da Educação do Brasil e de Mato Grosso

Publicado: 06/12/2023 18:01 | Última modificação: 06/12/2023 18:01

Escrito por: Wagner Zanan

Gibran Freitas representante de MT na reunião do Coletivo de Juventude da CNTE

Representante do Coletivo de Jovens do Sintep-MT, o Professor Gibran Freitas participou da reunião do Coletivo da Juventude da CNTE na sede da entidade, em Brasília-DF, na última semana do mês de novembro. A reunião, a última do ano, foi importante para avaliar as iniciativas voltadas aos jovens trabalhadores da educação no Brasil e traçar os rumos das políticas sindicais do coletivo no ano de 2024.

Gibran Dias Paes de Freitas, secretária de Cultura do Sintep-MT

Gibran, que também é presidente da subsede do Sintep-Barra do Garça/Pontal do Araguaia, diretor de Cultura do Sindicato e membro do coletivo de Jovens do Sintep-MT, aponta que 2023 marcou a retomada das atividades. Depois de dois anos de Pandemia de Covid-19, em que muitas das ações práticas do Coletivo de Jovens foram prejudicadas pelo isolamento social, 2024 deve ser um ano de ações efetivas.

“Essa foi uma reunião importante que discutiu a questão da participação dos jovens nos sindicatos, de como trazer esses jovens para a luta sindical, fazer um panorama da participação desses jovens nos sindicatos e um pouco da necessidade de se pensar políticas de sindicalização, de filiação desses jovens nos sindicatos de base”, destacou o sindicalista.

Coletivo de Jovens do Sintep-MT

Débora Faria, coordenação do Coletivo de Jovens dos Sintep-MT

Em Mato Grosso o Coletivo de Jovens dos Sintep-MT está sob a coordenação da professora Débora Faria, também lotada na subsede de Barra do Garças/Pontal do Araguaia.

O Coletivo deve articular as ações de políticas para os jovens trabalhadores da Educação de Mato Grosso tendo como base as discussões realizadas em Brasília.

O movimento sindical reconhece como juventude pessoas com até 35 anos por entender que nessa faixa etária os trabalhadores e trabalhadoras estão mais sujeitos à instabilidade, precariedade e informalidade no mundo do trabalho. Na educação esse cenário se configura com o desempenho profissional por meio de contratos temporários, muitas vezes devido à ausência de concursos públicos.

Diante dessa realidade, a coordenação chama a todos profissionais da Educação pública estadual e municipais, que tenham até 35 anos, para somar ao Coletivo de Jovens do Sintep-MT, para fazer parte da luta e contribuir com a implementação de políticas e ações voltadas à juventude do Sintep-MT.