Cenários desafiadores não intimidam participantes do XII Encontro de Educação do Sintep-MT

Debate sobre Educação Pública: reconstrução, aprendizagem e humanidades será tema de três dias de diálogo

Publicado: 13/10/2023 11:05 | Última modificação: 13/10/2023 11:05

Sintep-MT/ Francisco Alves
Profissionais da educação lotam auditório do Hotel Fazenda Mato Grosso, durante o feriado de 12 de outubro para debater Educação Pública

Na abertura do XII Encontro Estadual de Educação do Sintep-MT, os cenários descritos na mesa de abertura, se revelaram desafiadores para a Educação Pública e principalmente para os educadores. Contudo, o desejo e a necessidade de reconstrução, não intimidou os mais de 400 delegados e delegadas de todo o estado, que participaram do evento, dia 12 de outubro, feriado nacional, Dia de Nossa Senhora Aparecida, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá.

A mesa de convidados formada por representantes de órgãos e instituições, como Confederação Nacional do Trabalhadores em Educação (CNTE), Fórum Estadual de Educação, Central Única dos Trabalhadores de Mato Grosso (CUT-MT), Senado Federal, Assembleia Legislativa de Mato Grosso, reafirmou a importância para a educação, a retomada do governo democrático no Brasil.

Sintep-MT/Francisco Alves
Mesa de abertura com convidados e participação do presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira

Nas falas foi destacado o fato de que a reconstrução do país não estará concluída em quatro anos.  “Será preciso ainda mais luta e mobilização dos trabalhadores, com maior participação nos espaços de poder, no legislativo e executivos municipais, estaduais e federal, para conseguirmos reconstruir políticas sólidas para a educação”, alertou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso, Valdeir Pereira.

A coordenadora do evento, Guelda Andrade, destacou que o tema do XII Encontro - Reconstrução, Aprendizagem e Humanidade - foca na retomada de um projeto de educação pública socialmente referenciada. Ela também enfatizou a importância de “os profissionais da educação permanecerem atentos e organizados diante dos desafios” e citou o Novo Ensino Médio, a homeschooling e a Lei da Mordaça.

Sintep-MT/Francisco Alves
Coordenadora do XII Encontro Estadual do Sintep-MT, Guelda Andrade, apresenta as boas vidas e objetvos dos trabalhos

Segundo Henrique Lopes, presidente da CUT-MT e dirigente do Sintep-MT, o diálogo é fundamental. “E um momento em que será preciso fazer o resgate de direitos, reconstruir políticas, inclusive orçamentárias”.

A abertura trouxe participações importantes na luta dos trabalhadores da educação pública como a professora, ex-deputada federal, atual Diretora da Companhia Nacional de Abastecimento, Rosa Neide, além de representantes do poder legislativo, como assessor da senadora Teresa Leitão, Walisson Maurício de Pinho Araújo, e Rogério Calicchio, assessor do deputado Valdir Barranco. Também houve a participação de uma representante do Fórum Estadual de Educação, Leane Rodrigues de Souza Rossini, em um momento de revitalização da instituição.

Confira as fotos do XII Encontro Estadual do Sintep-MT.