Categoria se organiza em nova assembleia para definir rumos da luta em Jangada


Com salários congelados e reivindicações ignoradas, categoria avalia próximos passos da luta por respeito e valorização

Publicado: 11/07/2025 18:46 | Última modificação: 11/07/2025 18:46

Escrito por: Lina Obaid

Sintep-MT

A subsede do Sintep-MT (Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso) em Jangada convoca todos os profissionais da educação para uma assembleia no próximo dia 18 de julho, às 17h na Escola Municipal Felismino Francisco de Almeida, com o objetivo de debater e deliberar os próximos passos da mobilização da categoria na luta por direitos historicamente negligenciados.


Após mais de 40 dias de greve, os educadores da rede municipal de Jangada seguem firmes na cobrança de pautas justas e inadiáveis: a implementação da gestão democrática nas escolas, a realização de concurso público para suprir a crônica falta de profissionais efetivos, a revisão do Artigo 46 da Lei Municipal nº 609/2014, que impõe uma jornada desumana aos motoristas da educação, e o cumprimento da Lei do Piso Salarial Nacional, que já apresenta uma defasagem acumulada de mais de 32,84%.

Soma-se a isso o congelamento arbitrário dos salários do mês de junho, prática autoritária da gestão municipal em retaliação direta à greve.

Sintep-MT
 

Para a presidente da subsede do Sintep-MT em Jangada, Célia Costa, o cenário é de completo descaso por parte da Prefeitura. “Durante todo o período de paralisação, nenhuma resposta foi dada aos ofícios encaminhados pelo sindicato. A categoria demonstrou boa-fé ao suspender a greve, mas segue sendo tratada com desrespeito e autoritarismo. Exigimos o pagamento imediato dos salários e o atendimento das reivindicações apresentadas. Os trabalhadores e trabalhadoras da educação de Jangada merecem respeito, valorização e condições dignas de trabalho”, afirmou.

Leia o Oficio aqui.