Cartilha apresenta análise do avanço das PPPs na educação latino-americana


Estudo sistematiza experiências da América Latina e aponta o papel de organismos internacionais na promoção de parcerias público-privadas no setor educacional

Publicado: 21/02/2026 16:45 | Última modificação: 21/02/2026 16:45

Escrito por: Sintep-MT

Sintep-MT
Gabriela Bonilla - à esquerda - ao lado dos dirigentes do Sintep-MT, Ricardo Assis, Guelda Andrade e Bartolomeu Basili, divulga a publicação no XIX Congresso Estadual do Sintep-MT

Durante o XIX Congresso Estadual do Sintep-MT, a professora mestre Gabriela Bonilla apresentou ao público uma cartilha elaborada a partir de estudos desenvolvidos pelo Escritório Regional da Internacional da Educação para a América Latina. O documento reúne e sistematiza experiências de diferentes países latino-americanos para analisar a implementação de parcerias público-privadas (PPPs) na educação.

A publicação compila exemplos que, segundo a pesquisadora, evidenciam como essas parcerias têm sido estruturadas e expandidas na região, destacando impactos na oferta e na gestão dos sistemas públicos de ensino. O material também traz informações sobre o papel desempenhado por organismos internacionais na consolidação desse modelo.

Entre as instituições mencionadas estão as Nações Unidas e organismos financeiros multilaterais, como o Banco Mundial (BM), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). De acordo com a cartilha, essas entidades têm atuado na legitimação e na promoção de grupos não estatais como provedores de serviços educacionais financiados com recursos públicos.

Confira a publicação na íntegra.