Candidatos do Seletivo de atribuição de aulas buscam Sintep-MT para formalizar denúncias
Processo de atribuição de aulas livres e em substituição, da Secretaria de Estado de Educação reúne materialidade para protocolo no MPE
Publicado: 09/02/2024 15:59 | Última modificação: 09/02/2024 15:59
Escrito por: Roseli Riechelmann
Nesta quinta-feira (08/02), uma das responsáveis pelo abaixo-assinado que circulou nas redes sociais, reunindo candidatos revoltados diante dos equívocos do PAS (Processo Seletivo da Seduc- MT), procurou o Sindicato do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) em busca de orientações para cobrança dos órgãos de fiscalização contra a falta de transparência em todo o processo.
A confusão teve início uma semana antes do início das aulas na rede estadual. As Diretorias Regionais de Ensino (DREs) realizaram convocações aceleradas, confusas e suspeitas, conforme relatado por profissionais, para atribuição de aulas livres e em substituição. O resultado foi uma série de denúncias sobre as práticas. Alguns não foram informados oficialmente da convocação para a atribuição, que foi realizada por grupos de WhatsApp. Outros se queixaram de equívocos encontrados nas convocações, desrespeitando a ordem de classificação do Seletivo. Houve também relatos de inclusão de nomes de pessoas que sequer participaram do processo seletivo.
"Recebemos inúmeras queixas, no entanto, precisamos de materialidade de todos os problemas. A soma dessa documentação será o instrumento para avançarmos e conseguirmos respostas do MP", destacou Valdeir Pereira, presidente do Sintep-MT.
Entre as reclamações, Myllana Aguiar, uma das candidatas que apresenta queixas sobre a forma como as atribuições foram realizadas e integrante do grupo que organizou o abaixo-assinado, questiona a existência da empresa Ensina Brasil, que tem participação pouco transparente no processo de seleção de profissionais.
A assessora jurídica do Sintep-MT, Ignez Linhares participou da reunião e informou que os problemas apontados pelos candidatos, juntamente com a documentação, deverão ser reunidos e encaminhado para a assessoria jurídica do Sintep-MT, com o objetivo de formalizar as denúncias no MPE, além de solicitar esclarecimentos à própria Seduc-MT.
De acordo com Valdeir Pereira, todos os profissionais podem e devem relatar os problemas no site do Sintep-MT, por meio do canal "Fale Conosco" em https://sintep.org.br/sintep/Contato. "As denúncias devem ser registradas, não apenas no Sintep-MT, mas também na Defensoria Pública, no MPE e na ouvidoria da Seduc-MT", concluiu.