Candidatos do Seletivo de atribuição de aulas buscam Sintep-MT para formalizar denúncias

Processo de atribuição de aulas livres e em substituição, da Secretaria de Estado de Educação reúne materialidade para protocolo no MPE

Publicado: 09/02/2024 15:59 | Última modificação: 09/02/2024 15:59

Sintep-MT
Candidatos do processo seletivo apresentam ao Sintep-MT o abaixo-assinado com denúncias dos profissionais aprovados em seletivo

Nesta quinta-feira (08/02), uma das responsáveis pelo abaixo-assinado que circulou nas redes sociais, reunindo candidatos revoltados diante dos equívocos do PAS (Processo Seletivo da Seduc- MT), procurou o Sindicato do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) em busca de orientações para cobrança dos órgãos de fiscalização contra a falta de transparência em todo o processo.

A confusão teve início uma semana antes do início das aulas na rede estadual. As Diretorias Regionais de Ensino (DREs) realizaram convocações aceleradas, confusas e suspeitas, conforme relatado por profissionais, para atribuição de aulas livres e em substituição. O resultado foi uma série de denúncias sobre as práticas. Alguns não foram informados oficialmente da convocação para a atribuição, que foi realizada por grupos de WhatsApp. Outros se queixaram de equívocos encontrados nas convocações, desrespeitando a ordem de classificação do Seletivo. Houve também relatos de inclusão de nomes de pessoas que sequer participaram do processo seletivo.

Sintep-MT
O presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, e a assessora jurídica da enridade, Ignêz Linhares, debatem com a representante dos candidatos prejudicados, os caminhos a serem adotados para uma provocação no MPE-MT

"Recebemos inúmeras queixas, no entanto, precisamos de materialidade de todos os problemas. A soma dessa documentação será o instrumento para avançarmos e conseguirmos respostas do MP", destacou Valdeir Pereira, presidente do Sintep-MT.

Entre as reclamações, Myllana Aguiar, uma das candidatas que apresenta queixas sobre a forma como as atribuições foram realizadas e integrante do grupo que organizou o abaixo-assinado, questiona a existência da empresa Ensina Brasil, que tem participação pouco transparente no processo de seleção de profissionais.

Sintep-MT
Candidatos as vagas na atribuição de aulas livres e substituições buscam somar forças com o Sintep-MT por transparência

A assessora jurídica do Sintep-MT, Ignez Linhares participou da reunião e informou que os problemas apontados pelos candidatos, juntamente com a documentação, deverão ser reunidos e encaminhado para a assessoria jurídica do Sintep-MT, com o objetivo de formalizar as denúncias no MPE, além de solicitar esclarecimentos à própria Seduc-MT.

De acordo com Valdeir Pereira, todos os profissionais podem e devem relatar os problemas no site do Sintep-MT, por meio do canal "Fale Conosco" em https://sintep.org.br/sintep/Contato. "As denúncias devem ser registradas, não apenas no Sintep-MT, mas também na Defensoria Pública, no MPE e na ouvidoria da Seduc-MT", concluiu.