Barra do Garças sediará primeiro Seminário do Sintep-MT sobre Militarização das Escolas Públicas
Com participação de estudantes, comunidade escolar, entidades científicas e sindicalistas evento fará análise sobre os impactos e perspectivas da militarização da educação pública
Publicado: 12/03/2025 17:00 | Última modificação: 12/03/2025 17:00
Escrito por: Roseli Riechelmann

O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) inicia no próximo dia 22 de março, o primeiro seminário estadual da entidade, que debaterá o tema “Militarização das Escolas Estaduais de Mato Grosso -Impactos e Perspectivas”. A começar pela regional Leste, em Barra do Garças, reunindo representantes de mais de 30 municípios, o debate se estenderá para todo o estado.
Os apontamentos sobre o processo de militarização das escolas públicas de Mato Grosso e do país, estaduais como municipais, se dá diante da distorção aos princípios da política de educação pública da Constituição Federal, bem como na Lei de Diretrizes e Base da Educação (LDB). Diante dessa realidade os debates trarão convidados, formuladores de políticas educacionais, sindicato, estudantes e comunidade escolar, para a reflexão sobre o tema.
Para o Sintep-MT é fundamental destacar sua posição contrária às escolas cívico-militares. Os argumentos se sustentam em vários pilares, entre eles o desvio de recursos públicos da educação e a ausência de democracia no espaço escolar. O tema, aliás, será destaque na palestra de abertura, “Militarização da Educação e Gestão Democrática”, com a professora e pesquisadora da UNB e membro da Campanha Nacional pelo direito à Educação, Catarina Santos; o professor doutor Odorico Ferreira Neto, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); e, Paulo Guimarães, representando o Sintep-MT.
Durante o Seminário serão tratadas as incompatibilidades da educação pública emancipadora, conviver com a militarização, pois são projetos educacionais distintos e divergentes. A escola pública é estabelecida constitucionalmente como laica, gratuita e democrática. Enquanto os colégios cívico-militares ou militarizados seguem os princípios de formação dos quartéis, numa perspectiva de valores como hierarquia e ordem.

Várias serão as análises apresentadas durante os debates que terão na segunda mesa o tema “Financiamento e Condições de Trabalho nas Escolas Militarizadas”, com a palestrante convidada, professora doutora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Miriam Fábia Alves, presidenta da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped). Além dos dirigentes do Sintep-MT, professora Lucimeire Lázara e o professor, dirigente da subsede de Barra do Garças, Gibran de Freitas.
O evento dará destaque para o documento construído coletivamente por segmentos diversos da sociedade, inclusive estudantes, pais e responsáveis, o qual estabelece diretrizes e metas para Educação Pública: o Plano Nacional de Educação (PNE). Para a abordagem o palestrante convidado será o secretário de Redes Municipais do Sintep-MT e presidente da CUT-MT, professor Henrique Lopes, com a temática “Caminhos para a Educação Pública Democrática do PNE (Plano Nacional de Educação) e a Militarização das Escolas Públicas”.
O evento ocorrerá durante todo o dia 22 de março, com início às 8h30 e previsão de término às 17h, no hotel Ibis, em Barra do Garças. O debate será transmitido pelas redes sociais do Sintep/Barra do Garças e Pontal do Araguaia.
Faça as inscrições pelos links abaixo :
-. Profissionais da educação de Barra do Garças e Pontal do Araguaia:
- Estudantes universitários de Barra do Garças e Pontal do Araguaia:
- Estudantes secundaristas de Barra do Garças e Pontal do Araguaia: