Bandido invade DRE e furta notebook; câmeras registram toda a ação

Sintep-MT denuncia casos de furtos com redução de vigias em unidades educacionais de MT

Publicado: 16/01/2023 12:59 | Última modificação: 16/01/2023 12:59

Escrito por: Assessoria/Sintep-MT.

Não demorou muito até a medida irresponsável do governo de Mato Grosso, em reduzir o quadro funcional dos vigias nas escolas e unidades educacionais do estado, para que os furtos voltassem a acontecer. O caso mais recente, foi na própria Diretoria Regional de Ensino, localizada no bairro Goiabeiras em Cuiabá, no dia 12 de janeiro, onde um criminoso, aproveitando-se da ausência do profissional responsável por promover a segurança patrimonial, invadiu a DRE e furtou um notebook do local.

Toda a ação foi flagrada por câmeras de segurança e mostra que o bandido conseguiu efetuar o furto sem grandes dificuldades. Outros casos, envolvendo vandalismo e tentativa de furto também foram denunciadas à Secretaria de Funcionários de Escola do Sintep-MT.

Um boletim de ocorrências foi registrado, mas até o momento de publicação desta matéria, ninguém foi preso.

“São dois casos relatados só na última semana, um de vandalismo, onde entraram em uma escola de Várzea Grande e sujaram todo o local, e em outro, uma tentativa de furto, onde o vigia estava chegando para trabalhar, sendo que no turno anterior não havia nenhum profissional escalado para fazer a segurança. Ele relatou que chegou cedo na escola, desta vez em Cuiabá, e viu quando um criminoso já havia invadido o local e fugiu sem conseguir levar nada”, disse Cida Cortez, secretária Adjunta de Funcionários de Escola do Sindicato.

Redução do Quadro Funcional de Vigias nas Escolas

Em 31 de outubro do ano passado, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), emitiu um comunicado afirmando que o estado não faria o processo seletivo para cadastro de reserva da função de vigilante, sob o argumento de que o quadro de pessoal de efetivos está preenchido. Alegação essa rebatida pelo Sintep-MT.

Já em 06/01/23, a Diretoria Regional de Educação de Cuiabá (DRE), realizou uma reunião para comunicar a decisão da Seduc-MT em sucatear ainda mais a carreira, estabelecendo a redução de 3 para 2 vigias por unidade escolar. Atualmente eram 3 funcionários para fazer a segurança nos três turnos, respeitando assim, a jornada de trabalho com as escalas. Conforme a secretária Adjunta de Funcionários do Sintep-MT, a orientação do sindicato é para que os vigilantes resistam a essa ordem e não peçam remoção.

“Infelizmente o governo segue com seu plano de terceirizar todas as funções que envolvem a educação pública de Mato Grosso. O primeiro passo pra isso é sucatear a carreira para depois, apresentar como se fosse uma solução milagrosa, uma empresa privada para realizar o serviço. Nós não aceitaremos mais esse ataque e vamos resistir a esse desmando que tanto prejudica a segurança e integridade no ambiente escolar”, finalizou a sindicalista.

VEJA O VÍDEO FLAGRANDO A AÇÃO CRIMINOSA: