Avança a proposta dos Educadores sobre o reajuste do Piso em Ribeirão Cascalheira

A proposta da prefeitura foi de pagar o percentual devido em duas vezes, sendo 10% agora e os 17,31% restantes, no mês de dezembro.

Publicado: 27/05/2022 12:20 | Última modificação: 27/05/2022 12:20

Escrito por: Assessoria/Sintep-MT.

Sintep-MT/Subsede Ribeirão Cascalheira

Após diversas negociações entre os trabalhadores da Educação no município de Ribeirão Cascalheira e o Executivo municipal, quanto ao reajuste que a prefeitura precisa fazer na remuneração dos educadores, uma proposta parece estar ganhando força. Segundo a presidente da subsede do Sintep, Ana Lúcia Antônia da Silva, a recomposição do piso, para equiparação ao Piso Nacional, deve ser de 27,31%.

“Após termos recusado por duas vezes a proposta feita pela prefeita Luzia Brandão, de conceder apenas 10% para os servidores, ou então, os 27,31% apenas para professores, afim de chegarmos num patamar justo, nós fizemos uma contraproposta, que foi para recebermos todos nós educadores, incluindo funcionários e apoios, o percentual completo, com pagamento em duas vezes, sendo 19,21 % agora e o restante em setembro. A proposta da prefeitura, no entanto, foi de pagar o percentual devido em duas vezes, sendo 10% agora e os 17,31% restantes, no mês de dezembro”, disse.

Sintep-MT/Subsede Ribeirão Cascalheira

Para avaliar a sugestão feita pelo Executivo, os educadores se reuniram em uma Assembleia Geral para deliberar e, após um consenso, optaram por aceitar a proposta, com algumas ressalvas. “Nós avaliamos que, diante do quadro de negociações, vamos aceitar o pagamento parcelado em duas vezes, com a condicionante de que, no Projeto de Lei que trata dessa recomposição, seja alterado o termo ‘categoria’, para ‘trabalhadores da educação’, afim de não deixar brecha para que nenhum companheiro seja excluído. Outro ponto, é que na redação, seja incluída e citada a Lei nº 604/2011, que trata do nosso PCC’s”, disse a sindicalista.

O secretário de Redes Municipais do Sintep-MT, professor Henrique Lopes, que acompanhou as negociações junto ao sindicato e a equipe administrativa da prefeitura, comemorou a conquista do reajuste. “Nós queremos parabenizar os companheiros pela luta e por terem assegurado a unidade da categoria, garantindo com que o reajuste fosse concedido para todo o conjunto de trabalhadores da educação, e também, à gestão municipal, que se propôs a debater”, disse Henrique.

Agora, o projeto de Lei contendo a proposta atual, de pagamento dos 27,31% parcelado em duas vezes (10% agora e 17,31 % em dezembro), precisa passar pela Câmara de Vereadores para ser implementado pelo Executivo.

“Consideramos isso uma vitória, visto que não abrimos mão desse direito, de ter o nosso piso salarial reajustado”, finalizou Ana Lúcia.