Atos Fascistas e Antidemocráticos não passarão!
O ato covarde dos manifestantes na Câmara de Vereadores deve ser investigado pelas instâncias policiais, e que os atores sejam responsabilizados ao rigor da Lei.
Publicado: 29/11/2022 10:41 | Última modificação: 29/11/2022 10:41
Escrito por: Assessoria/Sintep-MT.

No dia 28 de novembro de 2022, na sessão da Câmara Municipal de Vereadores de Sinop, um grupo de fascistas de Sinop, que não aceitam a Democracia e não respeitam a Constituição Federal, pedindo intervenção militar, revoltados com a vitória do Presidente Lula (PT) no primeiro e no segundo turno das eleições de 2022, atacaram a Vereadora Professora Graciele (PT), acusando-a por meio de uma Fake News (notícia falsa), inclusive de autoria do próprio grupo, na tentativa de intimidar a vereadora que luta pelo fim do movimento antidemocrático que os mesmos permanecem fazendo ao ocupar espaço público e de lazer do município de Sinop, no estádio de futebol, em frente a Br 163.
Ocorre que, bolsonaristas invadiram a sessão do dia 28, na Câmara Municipal, e promovem ataques verbais, violência psicológica e até ameaça de morte contra a vereadora Graciele Marques. O grupo foi motivado por fake news, de um suposto projeto de lei que teria sido apresentado pela vereadora contra o bloqueio das BR’s – fato totalmente inverídico.
É triste e revoltante que tais atos antidemocráticos que pedem intervenção militar parecem ter o consentimento e incentivo moral dos agentes públicos do poder executivo e legislativo do município.
Vale ressaltar que o presidente Lula foi eleito com um número de eleitores e votos válidos nunca registrado, até então, na história desse país, mesmo sob suspeita de uso da máquina pública por seu adversário. Mesmo diante da democracia tendo sido efetiva nas eleições, com a vitória de Lula por vontade e voto da maioria dos brasileiros, tais “manifestantes” são na verdade, criminosos, sendo que líderes e financiadores desse movimento, inclusive alguns já identificados e presos, chegaram a atacar caminhoneiros em plena luz do dia, ateando fogo nos caminhões. Este movimento que se diz “pacífico e patriótico”, usando sobretudo o nome de Deus como pilar na tentativa de validar os atos antidemocráticos, vem causando transtorno à sociedade, inclusive para o próprio comércio, obrigando lojistas a fecharem suas portas em plena atividade comercial, defendendo homens fora da Lei que aos poucos estão sendo investigados e presos.
Ressaltamos que este ato covarde dos manifestantes na Câmara de Vereadores deve ser investigado pelas instâncias policiais, e que os atores sejam responsabilizados ao rigor da Lei, uma vez que este ato esteve publicizado nas redes sociais e que as autoridades como o Presidente da Câmara de Sinop não demonstraram, em nenhum momento, a preocupação de manter a ordem e a integralidade física da professora Graciele. Atos de vandalismo como este estão se tornando comuns, inclusive sendo aceitos entre os bolsonaristas de extrema direita como “atos de justiça” com as próprias forças, como ocorrido com o Professor Carlos Zanan que foi agredido fisicamente por manifestantes fascistas na cidade de Sorriso/MT, resultando em lesões físicas e danos patrimoniais.
A Regional Nortão III, Vale do Teles Pires, Sintep/MT, repudia tais atos e manifesta total apoio aos professores agredidos por estes movimentos criminosos que agem fora da Lei e sobretudo, agem sem princípios que estabeleçam a fraternidade, a paz, e o bem estar da sociedade. A Democracia venceu, e vamos defendê-la junto aos nossos profissionais da educação sobre quaisquer atos que venham na tentativa de fragilizá-la.
Viva a Democracia! Fascistas não passarão.
Kleber Solera
Regional Nortão III
Vale do Teles Pires-Sintep/MT