Atenção: IFMT amplia prazo de inscrição e reformula regras do Seletivo do Profuncionário
Inscrições dos cursos foram prorrogadas para o dia 15 de julho com ampliação de participação de contratados e terceirizados
Publicado: 07/07/2025 11:07 | Última modificação: 07/07/2025 11:07
Escrito por: Roseli Riechelmann

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) reavaliou e alterou as regras do edital para o Processo Seletivo do curso Profuncionário. Um novo edital retificador e complementar foi publicado na sexta-feira, 4 de julho, véspera da data de encerramento das inscrições. O documento estende o prazo para as inscrições até 15 de julho e amplia a participação também para funcionários contratados e terceirizados, não apenas os efetivos.
O curso, subsequente ao Ensino Médio, possibilita ao trabalhador da educação a profissionalização nas áreas específicas de atuação escolar: nutrição escolar, infraestrutura escolar, secretaria escolar, multimeios didáticos e, agora também, técnico em desenvolvimento infantil (auxiliares de sala da educação infantil).
Conforme o secretário de Funcionários do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), Klebis Marciano, o edital retificador e complementar apresenta, além da prorrogação do prazo de inscrições, outras novas regras: acrescenta 75 vagas para a área de Multimeios Didáticos, em Juína; altera a sede do curso de São Vicente para o campus de Jaciara; e passa a aceitar inscrições de contratados e terceirizados tanto da rede estadual quanto das redes municipais (prefeituras).
“Foi importante essa reformulação para contemplar as reais demandas das escolas”, afirma Klebis Marciano. O dirigente destaca que, ao longo dos últimos anos, o cenário da educação pública passou por alterações em razão das políticas impostas às escolas, especialmente pela ausência de concursos públicos e a ampliação dos contratos de trabalho. “Esses trabalhadores estão atuando e precisam de qualificação e valorização”, afirma.
Para Klebis Marciano, é importante destacar que o levantamento e mapeamento feito pelo Sindicato sobre as principais áreas profissionais que necessitam de qualificação, por regiões, estarão mais contemplados com essa retificação do edital.
O Sintep-MT alerta ainda que os interessados em se inscrever devem ler atentamente o edital retificador complementar divulgado pelo IFMT, acompanhar de perto os critérios específicos da área escolhida e estar atentos às exigências relacionadas à atuação profissional, cotas e documentação — para não acabarem perdendo a vaga por descuidos simples, como esquecer de anexar um documento. Estão sendo oferecidas 2.500 vagas nos campi do IFMT, e a taxa de inscrição é de R$ 50.
Confira o Edital Retificador e Complementar do Proceso Seletivo Profuncionário