Até com Chuva, Sintep/VG denuncia calote do prefeito Kalil nos Trabalhadores da Educação

Publicado: 13/10/2022 12:58 | Última modificação: 13/10/2022 12:58

Escrito por: Sintep/Várzea Grande

Sintep/Várzea Grande
Carreata percorreu as ruas de Várzea Grande denunciando o calote do prefeito Kalil Baracat na valorização dos profissionais da educação

Mesmo embaixo de Chuva, os profissionais da educação da Rede Municipal realizaram  Ato em Defesa e Valorização dos Trabalhadores da Educação de VG, com uma grande Carreata. A mobilização aconteceu, nesta terça-feira, 11 de outubro, e, percorreu as principais ruas de Várzea Grande, denunciando o calote  do prefeito Kalil Baracat (MDB).

A categoria cobrou que o prefeito Kalil Baracat aplique aquilo que está previsto na legislação. O prefeito não fez o rateio das sobras dos recursos do Fundeb/2021 e não fez o pagamento da recomposição salarial de 33,24% para todos os profissionais da educação.

Durante o percurso os dirigentes sindicais denunciaram à população os calotes que o prefeito Kalil Baracat (MDB) vem aplicando nos trabalhadores da educação, além do desrespeito a categoria o gestor público também desrespeita a legislação municipal e federal e não dialoga com o Sindicato. São mais de 67 milhões, depositados na conta da prefeitura, sem a devida aplicação”,  informa o Juscelino Dias de Moura, presidente do Sintep/VG, indignado com a postura do Prefeito que segue a mesma linha da ex-prefeita Lucimar Campos, que em sua gestão, não dialogava com a categoria.

No percurso, os manifestantes passaram pela Câmara de Vereadores para pressionar e responsabilizar os legisladores municipais, pois esses, tem a tarefa de fiscalizar a aplicação dos recursos da Educação e o cumprimento da legislação.

Encerraram a carreata na prefeitura, Mas, novamente foram impedidos pela guarda municipal, de se aproximar do prédio. Desta vez, nenhum membro da equipe administrativa recebeu os representantes da direção do Sindicato. "Infelizmente a administração não se encontrava na prefeitura. Não tem uma agenda prevista ainda para receber os trabalhadores da educação, o que demonstra que há um desprezo por parte do secretário municipal de Educação e por parte da Administração Pública, em receber e avançar nessa pauta que é prioritária", avalia o presidente do Sintep/MT, Valdeir Pereira, que participou de todo o trajeto da Carreata.

Para o professor Gilmar Ferreira, também direção do Sintep/MT e da subsede de Várzea Grande, é lamentavelmente, que mais uma vez, os trabalhadores e trabalhadores da educação tiveram que vir às ruas de Várzea Grande, para denunciar o calote do prefeito Kalil Baracat, que, mesmo diante da resolução do Tribunal de Contas da União, faz vistas grossas ao direito básico dos trabalhadores e trabalhadores da educação, que é o recebimento de salário.

Ele ainda avalia como "estranho", o silenciamento do Ministério Público e da Câmara de Vereadores em Várzea Grande. "É um silêncio muito estranho. Pois, não tomam nenhuma atitude, diante dessa situação e o prefeito continua, mantendo a acomodação diante da realidade. Então, é lamentável que, mais uma vez,  finalizando o ano, o prefeito continua sonegando direitos básicos para a população", apontou o professor Gilmar Soares.