Assinatura da Carta pela Democracia em MT reúne diversas entidades em Cuiabá

“Esse manifesto nasceu principalmente a partir dos ataques aos princípios democráticos, à liberdade de expressão. Nós não abrimos mão da democracia, de ir às urnas e ter respeitado o nosso direito de escolha”, enfatizou o presidente do Sintep-MT.

Publicado: 12/08/2022 19:37 | Última modificação: 12/08/2022 19:37

Escrito por: Assessoria/Sintep-MT

Sintep-MT/Edevaldo José

O movimento nacional em defesa da democracia e pela legitimidade da vontade do povo através do voto nas urnas eletrônicas reuniu centenas de pessoas no auditório da Escola Estadual Liceu Cuiabano, em Cuiabá, na noite da última quinta-feira (11). O Sintep-MT estava entre as mais de 30 entidades representativas de classe, sociais e sindicais que estavam presentes e que somaram forças ao manifesto.

Na leitura do documento que se tornou um marco na defesa da democracia e contra os ataques ao processo eleitoral, que consiste em atacar a Constituição e os direitos de liberdade da população, o presidente do sindicato que representa os trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso, Valdeir Pereira, fez uso da palavra e destacou a relevância do movimento que foi organizado pela Subsede do Sintep de Cuiabá/MT.

Valdeir Pereira, presidente do Sintep-MT

“Realizar essa atividade é muito importante para mostrar a nossa disposição enquanto Classe Trabalhadora, em lutar na defesa da democracia, em irmos às urnas e manifestarmos nossa vontade por um projeto de nação que priorize os trabalhadores e os mais pobres desse país. Deixamos aqui um recado: aqueles que criticam a democracia e não respeitam os resultados das urnas, são aqueles que já têm a certeza de que já perderam, e, a partir do dia primeiro de janeiro do próximo ano, não vão mais estar à frente do governo da nossa nação”, disse Valdeir.

Leia mais: Cartas aos Brasileiros e Brasileiras: 45 anos na Defesa da Democracia

Sintep-MT/Edevaldo José
Maria Celma, presidente da Central Única dos Trabalhadores de Mato Grosso (CUT-MT)

A presidente em exercício da Central Única dos Trabalhadores de Mato Grosso (CUT-MT), Maria Celma, também falou durante a atividade e citou a importância da união no mesmo propósito.

“Estamos aqui para reafirmar a democracia e a soberania do nosso país. Esse momento é um marco, onde a sociedade, os trabalhadores e trabalhadoras, as entidades, o povo brasileiro se mobiliza para dizer que não há mais espaço para selvageria, não há espaço para ditadura; que nós queremos uma país livre e democrático para todos os cidadãos e cidadãs brasileiras, que possam viver com dignidade, por isso, esse é um momento histórico para nós”, destacou a sindicalista.

Um dia após o lançamento oficial da Carta pela Democracia, o documento já tem mais de um milhão de assinaturas.

Confira as entidades presentes na Leitura da Carta aos Brasileiros em MT

Veja as fotos do evento