Assembleia em VG reforça a mobilização da categoria e interesse na organização do processo eleitoral


A valorização salarial também foi pauta durante a assembleia

Publicado: 09/05/2025 18:37 | Última modificação: 09/05/2025 18:37

Escrito por: Lina Obaid

Sintep/VG

Nesta quinta-feira, 08/05, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), Valdeir Pereira, participou da assembleia realizada na subsede do sindicato em Várzea Grande, reunindo profissionais da educação da rede municipal para tratar de temas prioritários da categoria.

A pauta da assembleia incluiu informes gerais, a organização do processo eleitoral do Sintep-MT para o triênio 2025–2028, a atualização cadastral dos(as) sindicalizados(as), além da análise da proposta de Revisão Geral Anual (RGA) apresentada pela Prefeitura Municipal para o exercício de 2025.

Durante a atividade, o presidente do Sintep-MT esclareceu pontos importantes acerca do projeto de lei enviado pelo Executivo Municipal à Câmara de Vereadores, destacando a atuação da diretoria da Subsede, em nome do companheiro Juscelino, que buscou a administração municipal de Várzea Grande para os ajustes tanto de ordem jurídica quanto material.

Segundo Valdeir Pereira, as tabelas salariais anexas ao projeto apresentavam incongruências, uma vez que não foram atualizadas com base nos dados do exercício anterior, o que poderia comprometer a eficácia da política de valorização salarial da categoria.

Também foi abordada a política de complementação salarial já praticada pela prefeitura para os profissionais que, pela tabela atual, teriam rendimentos abaixo do salário mínimo nacional. De acordo com o Projeto de Lei nº 2531/21, de atualização salarial dos trabalhadores da educação, será aplicado o reajuste de 6,27% sobre esse valor complementar, garantindo que nenhum profissional da educação receba valor inferior a R$ 1.613,00.

O presidente da Subsede do Sintep/Várzea Grande, Juscelino Dias, aproveitou o espaço para reforçar a importância da organização democrática da categoria, convocando os(as) trabalhadores(as) a se envolverem ativamente no processo eleitoral do sindicato. Ele destacou que a atualização cadastral, com foco em e-mails e números de telefone, é fundamental para garantir a participação informada e transparente tanto dos que votarão quanto dos que desejam colocar seu nome à disposição para a disputa, situação também reforçada pelo Presidente do Sintep-MT, professor Valdeir Pereira.

Ao final da assembleia, os participantes deliberaram, por unanimidade, pela aceitação da proposta da prefeitura quanto ao pagamento da atualização salarial encaminhado pela Prefeitura de Várzea Grande, mesmo com o desacordo quanto aos passivos dos meses de janeiro a abril/2025 em seis parcelas.