Aposentados do Sintep-MT intensificam ações para revogação da Lei 654/2020 de Mato Grosso

Servidores/as aposentados/as da educação cobram dos parlamentares fim do confisco e com garantia de usufruir uma aposentadoria digna

Publicado: 09/08/2023 11:40 | Última modificação: 09/08/2023 11:40

Escrito por: Roseli Riechelmann/Sintep-MT

Sintep-MT/Francisco Alves
Aposentados acompanham sessão na CCJ com faixas pedindo revogação do confisco

Em uma nova iniciativa, o grupo de aposentados e aposentadas do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) intensificou suas atividades na tarde de terça-feira, 08/08, ao se reunir com parte dos parlamentares da nova legislatura de Mato Grosso.

O objetivo foi sensibilizar os legisladores quanto aos danos causados pela lei 654/2020. Desde sua implementação em junho de 2020, os servidores públicos do estado, particularmente os da educação – que possuem as menores remunerações no âmbito do executivo estadual – têm enfrentado muitos desafios para assegurar sua subsistência.

Sintep-MT/Francisco Alves
Comissão de Aposentados/as busca diálogo com deputado, Dr João ( na foto) pela revogação do confisco

O presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, compartilhou uma visão otimista sobre o resultado da ação empreendida pelos sindicalistas. "Nosso objetivo foi chamar a atenção dos deputados para essa temática, para que não se esqueçam de que a questão ainda está sem solução, afetando negativamente milhares de pessoas", sublinhou.

De acordo com o dirigente do Sintep-MT, Orlando Francisco, embora não tenham conseguido dialogar diretamente com os deputados, o grupo visitou os gabinetes de pelo menos dez parlamentares e foram ouvidos pelos assessores. Estes demonstraram estar atentos à questão. "Nossa presença hoje teve um impacto significativo ao reiterar a relevância dessa pauta, frente à indignação dos aposentados e aposentadas, que estão sofrendo as consequências desumanas dessa política do governo Mauro Mendes", enfatizou.

Sintep-MT/Francisco Alves
Visita aos gabinetes tem participação do presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, na busca de apoio dos  novos parlamentares

Para o dirigente, considerando o atual equilíbrio das finanças do estado e a postura favorável da maioria dos deputados na casa legislativa, chegou o momento de revogar a lei e corrigir esse erro.

Após uma intensa mobilização que tomou conta de toda a terça-feira, a comissão de aposentados e aposentadas, composta por representantes de diversos municípios do estado, retoma suas atividades na casa legislativa nesta quarta-feira, dia 09/08. O objetivo principal é dar continuidade ao diálogo e enfatizar a insatisfação que permanecerá como tema central até que a questão do confisco seja plenamente resolvida.

>>>Veja mais fotos na página do Sintep-MT no Facebook.