Aposentados do Sintep-MT abrem IX Encontro Estadual com manifestação contra o confisco
Manifestação, debates sobre previdência e apresentação cultural marcaram o Dia Nacional dos Aposentados/as no Sintep-MT
Publicado: 24/01/2026 15:54 | Última modificação: 24/01/2026 15:54
Escrito por: Roseli Riechelmann
A abertura do IX Encontro Estadual de Aposentados/as do Sintep-MT, realizada no sábado (24/01), foi marcada por uma manifestação nas ruas em defesa do fim da cobrança da alíquota previdenciária ou confisco das aposentadorias. A mobilização reafirmou o lema histórico do segmento: “Aposentados/as sim, inativos/as nunca, na luta sempre”, ecoando a manifestação nacional do Dia dos Aposentados cobrando do Supremo Tribunal Federal a votação pelo fim do confisco.
.jpeg)
O Encontro reuniu mais de 200 aposentados e aposentadas, representantes dos 15 polos do Sintep-MT em todo o estado, e teve como eixo central o debate sobre previdência, políticas públicas para as pessoas idosas e qualidade de vida na aposentadoria.
Após a manifestação, os trabalhos foram oficialmente abertos com uma apresentação cultural da Orquestra de Violinos da Escola Estadual José Leite de Moraes, de Várzea Grande, seguida de debates políticos e sindicais.

O presidente do Sintep-MT, Henrique Lopes, deu as boas-vindas aos participantes e destacou a importância da organização e da luta permanente da categoria. Em sua fala, ressaltou que 2026 será um ano decisivo, diante do processo eleitoral. “É o momento de refletirmos sobre quem escolhemos para tomar decisões em nosso nome. Precisamos manter viva a esperança de que é possível mudar os retrocessos, especialmente no que diz respeito à reforma da Previdência. Falar de política é falar de comida, de saúde e das condições de vida”, afirmou.
A mesa de abertura contou com a participação virtual do secretário de Aposentados e Assuntos Previdenciários da CNTE, Sergio Antônio Kumpfe, que abordou a luta nacional pelo ganho real do Piso Salarial Nacional dos Profissionais da Educação, em 2026, além da mobilização no Supremo Tribunal Federal (STF) pelo fim do confisco das aposentadorias. Segundo ele, a unidade e a mobilização coletiva seguem sendo fundamentais para avançar nas pautas da categoria.

A vice-presidente do Sintep-MT, Maria Celma Oliveira, destacou os impactos ainda vigentes da Reforma da Previdência de 2019, especialmente para as mulheres. “Até 2032, seguimos sentindo os efeitos do aumento da idade e do tempo de contribuição. São medidas que continuam repercutindo na vida dos trabalhadores e trabalhadoras da educação”, ressaltou.
A apresentação cultural que antecedeu os debates contou com os estudantes Valentina (10 anos), Rebeca (12) e Luiz Henrique (14), sob a regência do professor Odenil Seba. O repertório incluiu Lago dos Cisnes, de Tchaikovsky, Beat It, de Michael Jackson, Mercedita, de Ramón Sixto, além de um trecho de Cânone em Ré, no encerramento.
.jpeg)
A secretária de Seguridade Social do Sintep-MT, Angelina Costa, destacou a importância da arte e da cultura na formação educacional e lembrou que o 24 de janeiro, Dia do Aposentado, é uma data de celebração, mas também de reflexão sobre o sistema previdenciário e a necessidade de garantir qualidade de vida na aposentadoria.
A programação do IX Encontro Estadual de Aposentados/as do Sintep-MT segue até domingo (25), com atividades de integração e confraternização entre os participantes, no Hotel Águas Quentes, na Serra de São Vicente.




