Aposentados da Educação Pública de Mato Grosso participam do 7º Encontro Estadual do Sintep-MT
União e resiliência marcam o segmento que permanece lutando por direitos e dignidade salarial
Publicado: 24/01/2024 08:53 | Última modificação: 24/01/2024 08:53
Escrito por: Roseli Riechelmann
Aproximadamente 200 aposentados e aposentadas da educação pública de diversos municípios do estado, filiados ao Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), participaram da abertura do 7º Encontro Estadual de Aposentados e Aposentadas do Sintep-MT, terça-feira (23), iniciado com uma análise da conjuntura.
O Sintep-MT convidou o secretário de Aposentados e Assuntos Previdenciários da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Sérgio Antônio Kumpfer, que participou virtualmente do debate. Na ocasião, apresentou as bandeiras de luta para o segmento, destacando a realidade nacional do confisco salarial dos aposentados.
De acordo com o dirigente nacional, há 20 anos, acreditava-se que os direitos conquistados estavam assegurados, mas em 2016, os golpistas atacaram os trabalhadores com a Reforma Trabalhista, a política das Terceirizações e, o governo Bolsonaro, concluiu com a Reforma da Previdência.
“Essas medidas resultaram em mais horas de trabalho, salários reduzidos e fizeram com que os aposentados voltassem a contribuir para a previdência. Não podemos deixar nenhum aposentado para trás; precisamos buscar essa participação, porque juntos somos fortes”, enfatizou Sérgio Kumpfer.
No âmbito estadual, o secretário adjunto de Seguridade Social do Sintep-MT, Alex Ferreira da Cruz, ressaltou que as dificuldades vivenciadas em Mato Grosso são decorrentes da política de negação de direitos imposta pelo governo Mauro Mendes, com o apoio da maioria dos parlamentares. Segundo o dirigente, o governo argumenta que o saldo previdenciário não fecha e, ao mesmo tempo, mantém a negação de concursos públicos. “Não fechará e agravará a situação dos futuros aposentados”, alertou.
O presidente do Sintep-MT, professor Valdeir Pereira, fez uma retrospectiva da luta dos aposentados da educação estadual de Mato Grosso em 2023. Destacou o contínuo achatamento dos direitos dos educadores e desrespeito às leis de carreira por parte das políticas de Mauro Mendes. Valdeir mencionou a política de bonificação dos profissionais da ativa, que compromete a valorização salarial e prejudica ainda mais os aposentados.
“Realizamos atos, mobilizações no legislativo, no MTPrev e até mesmo protestos em Brasília pelo Fim do Confisco. Nossa esperança é que neste ano possamos sair vitoriosos, pois existem condições financeiras e políticas para isso”, destacou.
A atividade foi conduzida pela secretária de Seguridade Social do Sintep-MT, Angelina de Oliveira Correa, que anunciou a presença da vice-presidente do Sintep-MT, Leliane Borges, da primeira secretária do Sintep-MT, Maria Luiza Zanirato, dos convidados representando o gabinete do deputado Eduardo Botelho, o assessor parlamentar João Batista, e a representante da deputada Janaina Riva, assessora Mariana Cristina da Silva, além da vereadora por Cuiabá, Edna Sampaio. As atividades continuam com uma programação cultural e recreativa em dois dias de atividades.
Acesse aqui as fotos da abertura do evento