Após pressão da categoria, Câmara de Novo Santo Antônio aprova reajuste dos educadores

Categoria reivindicava reajuste desde o ano anterior, mas aprovação só veio na sessão plenária desta segunda (20/03)

Publicado: 20/03/2023 15:05 | Última modificação: 20/03/2023 15:05

Escrito por: Andressa Boa Sorte/Sintep-MT

Sintep-MT/subsede Novo Santo Antônio
Piso é Lei! Faça valer!

Os trabalhadores da educação no município de Novo Santo Antônio, cidade distante cerca de 975 km de Cuiabá, conseguiram, após um longo período de negociações junto ao Executivo, a aprovação do projeto de lei que trata do reajuste salarial dos educadores. Segundo o presidente da subsede do Sintep no município, Clayton Gonçalves, a vitória, no entanto, não veio fácil.

“Desde o ano passado temos participado de reuniões junto à equipe técnica da prefeitura para debater o nosso reajuste. Chegamos a firmar um acordo, de que seria pago 15,25% a todos os profissionais da educação. Apesar disso, quando foi para o projeto ser votado na Câmara, o prefeito recuou e pressionou parte dos vereadores para que a proposta não fosse aprovada. Diante disso, nós, mais uma vez nos mobilizamos, e realizamos uma manifestação na manhã desta segunda-feira (20/03) e logo em seguida, acompanhamos a votação do projeto na sessão extraordinária”, disse Clayton.

Com a pressão da categoria junto aos parlamentares, houve a aprovação do Projeto que prevê o pagamento do reajuste de maneira escalonada, em três parcelas. O primeiro deles incidirá já na folha do mês de março, retroativo a janeiro, com percentual de 5,93%. A segunda parcela do reajuste ficou prevista para o mês de agosto, com percentual de 4,99% e a última, com o mesmo percentual, em outubro. “Esse ainda não é o cenário ideal, visto que o valor reajustado não alcança a equiparação salarial do piso nacional estabelecido pelo Ministério da Educação aos profissionais do magistério. Mas ainda assim, é um avanço e uma vitória a ser comemorada”, declarou o sindicalista.

Sintep-MT/subsede Novo Santo Antônio
Profissionais da educação de Novo Santo Antônio reivindicam reajuste nos salários

Outro ponto de pauta que prevaleceu diante da atuação sindical e da mobilização da categoria, foi o fato do projeto de lei que tratou do reajuste ter mantido o Plano de Cargos Carreiras e Salários unificado. “Quando a proposta chegou ao legislativo, houve uma tentativa de desmantelar o nosso PCC’s, fragmentando as carreiras da educação. Nós repudiamos isso e após pressão, conseguimos nosso direito a um plano que abranja todos os profissionais da educação”, finalizou.