ALMT realiza solenidade em homenagem aos 40 anos da CUT

Evento convocado pelo deputado Estadual Valdir Barranco comemora a fundação da maior central sindical da América Latina e 5ª do mundo, referência na luta pelos trabalhadores/as

Publicado: 28/09/2023 11:45 | Última modificação: 28/09/2023 11:45

Escrito por: CUT-MT

REPRODUÇÃO
Há 40 anos presente nas lutas e conquistas da classe trabalhadora

Os 40 anos de fundação da Central Única dos Trabalhadores (CUT), completos em 28 de agosto de 2023, receberá homenagem da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) nesta quinta-feira (28/09), durante sessão solene convocada pelo deputado estadual Valdir Barranco (PT-MT). A atividade parlamentar marcará as quatro décadas de luta da maior central sindical da América Latina.

O presidente da CUT- MT, Henrique Lopes, parabeniza e agradece o deputado Barranco pela iniciativa e o reconhecimento dessa Central, que completa 40 anos este ano, e 35 anos de muita luta e resistência no estado de Mato Grosso.

“Essa homenagem é um momento de reflexão para a classe trabalhadora se organizar, sobre a existência de sindicatos, que nascem da necessidade de se fazer um contraponto entre capital e trabalho, especificamente num sistema capitalista mundial, que é predatório à classe trabalhadora”, destaca Henrique.

Conforme o dirigente, os trabalhadores aos poucos vieram impondo a sua resistência nos seus locais de trabalho, de forma organizada, para que minimamente pudessem avançar em direitos. “É um momento importante para retomar a luta dos trabalhadores no Brasil e no mundo, para lembrar que tudo que é direito - 13º, férias, descanso remunerado, jornada de trabalho - é fruto da luta da resistência”, argumenta.

Henrique Lopes esclarece que dependendo do momento da história, há avanços e outros retrocessos. Dá como exemplo o pós-golpe à presidenta Dilma, em 2016 e os retrocessos como a Emenda nº 95; Reforma do Ensino; Reforma Trabalhista, que surge com a proposta de gerar emprego e acabou precarizando as condições de trabalho, até mesmo dos servidores públicos.

Segundo o sindicalista, o mundo está diferente tanto para os meios como para os modos de produção, contudo, isso não pode retirar direitos e precarizar as condições de trabalho, como ocorreu com a lei da terceirização dos serviços, da Reforma da Previdência, que traz mais tempo de contribuição e aumento o período para se aposentar.

“Este é um momento para revermos as conquistas da CUT e ver que não há um período nesses 40 anos, que não tenha a participação da Central nas conquistas dos trabalhadores”.

Para Henrique Lopes, é muito positivo esse reconhecimento da CUT pelo deputado Valdir Barranco.

É uma comemoração para essa Central, que é um instrumento legítimo de luta. “Eu fico muito agradecido como presidente da CUT Mato Grosso que o deputado, os sindicatos filiados no estado e em todo o Brasil, acreditem nessa luta”, conclui.