Abertura da etapa estadual da Conaee em Mato Grosso é marcada por protesto do Sintep-MT

Cerimonial do governo cerceia fala dos movimentos sociais e sindicais sobre a educação de Mato Grosso na mesa de abertura da etapa estadual da Conaee- 2024, em Mato Grosso

Publicado: 30/11/2023 19:13 | Última modificação: 30/11/2023 19:13

Escrito por: Wagner Zanan

Wagner Zanan

O presidente do Sintep-MT (Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso), Valdeir Pereira, protesta na abertura da etapa estadual da Conferência Nacional da Educação Extraordinária (Conaee), nesta quinta-feira (30), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. O manifesto indignado foi feito após os sindicatos e representantes dos movimentos sociais, que compunham a mesa, sofrerem cerceamento de falas, pelo cerimonial do governo do estado.

Sintep-MT/Wagner Zanan
Presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, protesta contra ato antidemocrático na abertura da etapa estadual da Conaee-2024, em Mato Grosso

Gritando, uma vez que os microfones lhe foram negados, Valdeir Pereira, ressaltou a todos no auditório, o desrespeito com as entidades populares, que ficaram sem poder apresentar o posicionamento sobre a política de educação do governo estadual. “Não foi permitido o posicionamento sobre a política nefasta do governo de Mato Grosso e o seu obscurantismo as políticas colocadas”, destacou indignado o dirigente.

Conforme Valdeir Pereira, as práticas do governo atacam a liberdade de cátedra, desrespeitam os trabalhadores da educação, cerceiam o acesso à pós-graduação, mestrado. Sem contar a política de redimensionamento, inconstitucional, que tem promovido a prefeiturização das matrículas.  Mas do que repudiar, conclamou os grupos de trabalho a debaterem essas pautas. ‘Tenho que registrar que educação pública democrática se faz numa conferência democrática, e que todas as instituições possam ter direito a voz, voto e fala”, ressaltou o presidente do Sintep-MT.

Saia Justa

Os secretários de Estado de Educação e de Ciência, Tecnologia e Inovação, Alan Porto e Alan Kardec, respectivamente, não escaparam do constrangimento das críticas feitas pelo deputado estadual Lúdio Cabral (PT-MT). Representando a Assembleia Legislativa de Mato Grosso, o parlamentar destacou a alegria de estar na conferência, que é um exercício democrático.

“Ela deve servir de ensinamento para superar o processo de destruição da Gestão Democrática na Educação Pública do Estado de Mato Grosso, que ela nos ensine que é o público que tem que ser valorizado, não uma educação pública privatizada por dentro”, ressaltou e foi ovacionado pela plateia.

O parlamentar citou ainda os escândalos de corrupção que estão ocorrendo na gestão da educação estadual e toda a política privatista e mercantilista do governo Mauro Mendes.

Os debates da Conaee estadual prosseguem até amanhã (1º/12) onde a plenária final apontará os encaminhamentos do estado de Mato Grosso para a Conferência Nacional em janeiro de 2024, no Distrito Federal. A etapa estadual da Conaee- 2024, é organizada pelo FEE – Fórum Estadual de Educação, com o apoio da Secretaria Estadual de Educação, Sindicatos, organizações sociais e entidades representativas dos diversos segmentos escolares/educacionais.