A reforma do ensino médio deve ser mantida? Não! Arranjo irreformável


A reforma do Ensino Médio acumula evidências de que ela amplifica desigualdades escolares e agrava os problemas educacionais

Publicado: 27/02/2023 18:26 | Última modificação: 27/02/2023 18:26

Escrito por: Folha de São Paulo

Rovena Rosa/Agência Brasil

Foi a partir daí que os reformadores buscaram produzir um consenso pela alegada necessidade da reforma por meio de propaganda e pesquisas de opinião que atribuíam ao "novo ensino médio" a melhoria do ensino público brasileiro.

Com a implementação da reforma, porém, acumulavam-se evidências de que ela amplifica desigualdades escolares e agrava os problemas educacionais que, dizia-se, almejava atacar. Frente a isso, quem ontem a defendia hoje condiciona seus benefícios a uma "boa implementação" nas redes de ensino. Não explicam o que isso significa, mas dizem: "é preciso aprimorar".

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A CNTE se mantém contra a reforma do ensino médio, participando, inclusive, da Carta Aberta, assinada também por outras entidades da educação, por afirmar que esse modelo atrapalha a integração e aumenta a desigualdade.

Reprodução
Dirigentes do Sintep-MT  secretario de Redes Municipais, Henrique Lopes; a adjunta da pasta, Ana Lúcia Antônia; e a secretária de Políticas Educacionais, também secretária de Assuntos Educacionais da CNTE, Guelda Andrade. Todos na defesa pela revogação do Ensino Médio.