A luta contra a PEC 66 venceu parte da batalha, mas a guerra contra o confisco continua


Decisão do relator da PEC 66 na CCJ da Câmara Federal é comemorada, mas a mobilização pelo fim do Confisco das Aposentadorias segue firme e forte

Publicado: 25/10/2024 18:21 | Última modificação: 25/10/2024 18:21

Escrito por: Roseli Riechelmann

Sintep-MT/ Francisco Alves
Manifestação em Cuiabá reúne representantes das 15 regionais do Sintep-MT

A mobilização nacional contra a PEC 66 e o confisco previdenciário, realizada ontem, 24 de outubro, trouxe resultados significativos, embora ainda insuficientes para encerrar as mobilizações contra o Projeto. Durante a manifestação de encerramento do Dia, o Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) foi informado de que o relator da PEC 66 na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Federal retirou os artigos mais prejudiciais aos servidores públicos.

Para o presidente do Sintep-MT, professor Valdeir Pereira, a informação confirma o sucesso do Dia 24. “Foi uma mobilização importante, com ampla participação dos trabalhadores e com resposta positiva pela retirada dos pontos críticos pelo relator da CCJ”, celebrou Valdeir.

A programação de encerramento promoveu atividades e relatos dos desafios enfrentados pelos trabalhadores ativos e aposentados, reforçando a resistência contra a perda de direitos previdenciários. A professora aposentada Ivanides Ferreira, sindicalista desde a criação da Associação das Professoras Primárias, em 1965, lembrou que foi sempre a união e a luta da categoria que foi vitoriosa frente às tentativas dos governos de retirar direitos.

Sintep-MT/Francisco Alves
Professora aposentada Ivanides Ferreira ao lado do presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira e da Secretária de Seguridade Social, Angelina Correa. pede União e Luta 

As mobilizações que iniciaram no período da manhã, seguiram com atividades culturais em Cuiabá, sendo finalizada às 20 horas com ato público, possibilitou o diálogo sobre as angústias e defesas dos participantes. A secretária de Assuntos Jurídicos do Sintep-MT, Maria Celma Oliveira, destacou os impactos da previdência pública sobre as mulheres. A educação é uma categoria majoritariamente feminina, com 86% de educadoras. Já a dirigente do Sintep/Juara, Fabiana Alessandra, alertou sobre a falta de conhecimento entre os trabalhadores dos municípios sobre os efeitos da PEC 66, Juara sequer realizou reforma da previdência e muitos serão prejudicados se o projeto passar.

CONFISCO

No contexto estadual, a professora aposentada e dirigente do Sintep-MT, Edna Manhic lembrou os prejuízos da Reforma da Previdência de Mato Grosso (LC 654/2020). “Os aposentados tiveram perdas do poder de compras agravados pelo confisco de 14%, pois o achatamento salarial vem desde o fim da política da dobra do poder de compra (LC 510/2013), passando pelo calote de mais de 20% na RGA (inflação)”, ressaltou.

Sintep-MT/Francisco Alves
Mobilização das trabalhadoras e trabalhadores da educação de Mato Grosso destaca a necessidade de esperançar para vencer os desafios

A Gratificação por Resultados na rede estadual tem intensificado as perdas citadas pela dirigente, pois a paridade salarial com os trabalhadores em atividade, ficou ainda mais defasada, reforçou o professor Milton Marcos Rodrigues, de Alto Paraguai.

A professora aposentada da rede municipal de Cuiabá, Zuita Rodrigues Nascimento Fonseca, reforçou sua indignação com o confisco de 14%, também adotado pela Prefeitura da capital. Depois de usufruir sete anos da aposentadoria integral, em 2020 foi surpreendida com o achatamento da renda, impactando inclusive na pensão que recebe após a morte do esposo.

A primeira secretária do Sintep-MT, Maria Luiza Zanirato, alertou para a importância de políticas públicas que respeitem a população com mais de 60 anos. “Pesquisas apontam que em 2030, 25% da população estará com mais de 60 anos. É preciso política de direitos para essas pessoas”, ressaltou.

Sintep-MT/Francisco Alves
Dia de luta contra a PEC 66 dá destaque as perdas salarias dos aposentados e aposentadas cobra fim do confisco das aposentadorias  

Angelina Correa da Costa, secretária de Seguridade Social do Sintep-MT, enfatizou a necessidade de "esperançar" e manter a união na luta. “Nossa expectativa pelo fim do confisco agora está no STF, mas é a nossa união e determinação que nos conduzirão à vitória pela revogação da PEC 66.

Confira as fotos no facebook do Sintep-MT