7º Encontro Estadual de Aposentados do Sintep-MT promove dia de confraternização

Aposentados de vários municípios do estado participaram de um dia de Lazer na Chácara do sindicato

Publicado: 25/01/2024 17:14 | Última modificação: 25/01/2024 17:14

Sintep-MT/ Francisco Alves
Grupo conclui o dia de atividades na Chacará de Lazer na expectativa de mais comemorações

Cerca de 200 aposentados e aposentadas do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), de diferentes partes do estado, desfrutaram, neste 24 de janeiro (quarta-feira), um dia na Chácara de Lazer do Sintep-MT, na região do Coxipó do Ouro, em Cuiabá. A atividade fez parte da programação do Dia Nacional dos Aposentados, que teve início no dia anterior (23).

Após participarem de um debate reflexivo sobre o papel do aposentado na luta pela manutenção e avanço de direitos no dia 23, os participantes assistiram ao show humorístico de Nico (Leoniê Vitório), da dupla “Nico e Lau”, comTotó Bodega (Romeu Benedicto). Foram mais de uma hora de descontração, gargalhadas e confraternização.

No dia 24, data de comemoração do Dia Nacional dos Aposentados, os homenageados foram recepcionados com um café da manhã especial na Chácara de Lazer, onde desfrutaram de um dia divertido em um espaço relaxante com muito verde, riacho, piscina, quadras esportivas e um salão de festas.

Sintep-MT/ Francisco Alves

A tarde foi marcada por competições de jogos de tabuleiro, música e dança, além da participação no Bingo do Sintep-MT, que premiou os vencedores com micro-ondas, celular, fritadeira elétrica e até um televisor de 50 polegadas.

Para Joana Gonçalina, aposentada do município de Poconé (Baixada Cuiabana), as atividades programadas pelo Sintep-MT, especialmente o Dia dos Aposentados, são sempre muito boas. "Estive no evento no ano passado e novamente este ano; está sendo maravilhoso", destacou.

Sintep-MT/ Francisco Alves

Confraternizar promove o resgate da identidade do trabalhador e da trabalhadora que deixou a educação. A professora aposentada de Pedra Preta ressaltou que a vida profissional é frequentemente esquecida assim que deixam a escola. "As confraternizações de final de ano continuam a acontecer na escola, mas nunca somos chamados. Por isso, atividades como essa são maravilhosas. Esta é a primeira vez que venho e já quero mais", afirmou a professora aposentada Ivone Maria Fortunato.

Os encontros e reencontros com os pares que compartilham dos mesmos anseios e aflições, incluindo os impactos salariais e a vida distante da rotina escolar, são fundamentais, destacou a professora aposentada Terezinha Matsuê, de Várzea Grande, que participa pela segunda vez do Encontro Estadual do Sintep-MT.

“O encontro de aposentados do Sintep-MT já é uma data especial no calendário do sindicato. É um momento de reencontro, de celebração, que nos fortalece enquanto coletivo e dá oportunidade para discussões relevantes para o coletivo. Mas, acima de tudo, nos permite confraternizar e nos rever, todos os anos”, conclui o presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira.