"É a Conape da resistência, da celebração da vida e da esperança", diz dirigente


Começa hoje (15) no Centro de Convenções em Natal (RN), e vai até o dia 17 de julho

Publicado: 15/07/2022 17:40 | Última modificação: 15/07/2022 17:40

Escrito por: CNTE

Jordana Mercado

A segunda edição da Conferência Nacional Popular de Educação (Conape 2022) começa hoje (15) no Centro de Convenções em Natal (RN), e vai até o dia 17 de julho. A secretária geral da CNTE, Fátima Silva, destaca a importância da ciência e das vacinas para a realização da etapa nacional da Conferência: "É a Conape da resistência mas também é da celebração, da vida e da esperança!".

Organizada pelo Fórum Nacional Popular da Educação (FNPE), a II Conape tem como lema “Educação pública e popular se constrói com democracia e participação social: nenhum direito a menos e em defesa do legado de Paulo Freire”. Entre os temas que serão discutidos no evento está a educação pública, popular e gratuita e uma profunda reflexão sobre qual projeto de nação e projeto de educação que o país precisa.

>> ACESSE A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Expectativas

"É só através da luta e da resistência que conseguiremos garantir os nossos direitos dentro do nosso contexto da educação indígena também, falando de conjuntura nacional" - declarou o participante Rosivaldo Galibi-Marworno, do Amapá.

Para a professora da rede municipal de São Paulo, Luana Moraes Vieira, outra participante da Conape 2022, o financiamento da educação pública é um dos assuntos mais importantes da conferência: "O governo federal vem destruindo as políticas públicas para a educação, fazendo cortes brutais. Então é um momento discutir a conjuntura, e a defesa da educação pública".

Saiba mais sobre a CONAPE 2022

A Conferência registrou a inscrição de mais de 2500 delegadas e delegados de todo país. Foram mais de 360 trabalhos inscritos, de todo o país, nas sessões de comunicação oral da conferência, sendo 260 aprovados para apresentação na Etapa Nacional. 159 deverão apresentar seus trabalhos presencialmente e, 101, de forma virtual. São trabalhos que dialogam com os eixos e temáticas da conferência. [veja mais números da Conape]

Muitas mulheres são vão conseguir participar da Conape devido a política de inclusão da organização, o FNPE, em disponibilizar um espaço de recreação para as crianças acompanhantes das trabalhadoras e dos trabalhadores da educação que vão participar da atividade.

Edição anterior

A Conape foi realizada pela primeira vez em Belo Horizonte (MG), de 24 a 26 de maio de 2018. Organizar esse evento foi a maneira encontrada pelo Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE) para contribuir de forma popular para o debate nacional da educação, já que o governo da época desconstruiu o calendário da Conferência Nacional de Educação (Conae) de 2018 e desfigurou o Fórum Nacional de Educação (FNE), estabelecido pela lei do Plano Nacional de Educação (lei 13.005/2014).