21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres têm agenda unificada em MT

Datas comemorativas, entre elas o Dia da Consciência Negra, registram a abertura da luta dos 21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres

Publicado: 24/11/2021 15:47 | Última modificação: 24/11/2021 15:47

Escrito por: Assessoria/Sintep-MT

Sintep-MT
No Brasil, a Campanha dura 21 dias, começando no Dia da Consciência Negra (20/11), a fim de proporcionar reflexões sobre a situação das mulheres negras no país.

O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), por meio do Coletivo de Mulheres, convoca a categoria e toda a sociedade mato-grossense para atividades dos “21 de ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”. O objetivo de promover debates, denunciar, prevenir e eliminar a violência contra mulheres e meninas em todo o mundo.

Os 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, movimento internacional que reúne 159 países, entre os quais o Brasil, começou a contar a partir do dia 20 de novembro – Dia da Consciência Negra e se encerra na celebração dos Direitos Humanos (10 de dezembro).

A agenda estadual é marcada por atividades afirmativas contra todos os tipos de violência às mulheres e a misoginia. A programação foi Iniciada em Mato Grosso em 19 de novembro com ato Vidas Negras Importam - Fora Bolsonaro" em Cuiabá, seguida a programação na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) com "Conecta 21 Dias". A Agenda Única em MT prosseguirá. Confira!

Município Lucas do Rio Verde
PIT STOP/Panfletagem em parceria com a Guarda Municipal
    Local: Av. Mato Grosso esquina com a Av. Paraná

SEDUC/MT
Dia da Consciência NEGRA
"O Racismo na Contemporaneidade"
    Local: Hotel Fazenda Mato Grosso

Município Comodoro
5° Encontro Outubro Rosa e Novembro Internacional pelos Direitos das Mulheres
    Local: Centro Convivência dos Idosos - CCI

Cuiabá Lançamento do Livro: "Federação Mato-grossense pelo Progresso Feminino" e a Emancipação das Mulheres em Mato Grosso.
Autora: Professora Dra Nailza da Costa Barbosa Gomes
    Local: Sesc Arsenal

CEDM
Ato "21 Dias de Ativismo" Pelo Fim da Violência contra a Mulher
    Local: Praça Alencastro (Prefeitura de Cuiabá)

Município Lucas do Rio Verde
1° Apitaço: Pelo Fim da Violência Contra a Mulher
    Local: Rotatória da Igreja Rosa Mística

E ainda; Conselho Municipal dos Direitos da Mulher - Barra do Garças CAMPANHA DIGNIDADE FEMININA - Arrecadação de absorventes - Pontos de arrecadação Delegacia da Mulher, Carmen Steffens, Unicathedral, Center Motos

Violência Contra a Mulher

Em Mato Grosso os registros de violência contra as mulheres já registraram nos primeiros seis meses de 2021, 44 casos de mortes de mulheres vítimas de feminicídio. Os números revelam o aumento da violência contra as mulheres, se comparado com os dados gerais registrados em 2020, 62 casos de assassinatos de mulheres. Só no primeiro semestre de 2021, Mato Grosso registrou 70%, do número de mortes de mulheres, de todo o ano de 2020. (com base em dados da Sesp-MT).

Campanha

No Brasil, desde 2013 a Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados adaptou o período dos dias de atividade, passando de 16 para 21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher'' iniciados em 20 de novembro (Dia da Consciência Negra) até 10 de dezembro, quando ocorre o encerramento da campanha, na data da proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Sintep-MT