2º dia do Encontro de Formação da CUT-MT fala dos desafios da comunicação digital

Esse é um dos maiores desafios dos movimentos que se opõem ao governo ultra direitista de Bolsonaro: a comunicação na era digital.

Publicado: 22/11/2021 12:58 | Última modificação: 22/11/2021 12:58

Escrito por: Assessoria/CUT-MT

CUT-MT
A VII edição do Encontro de formação da CUT-MT e concluiu três dias de atividades com representantes estaduais

O segundo dia da sétima edição do Encontro de Formação da CUT Mato Grosso tratou de um dos maiores desafios dos movimentos que se opõem ao governo ultra direitista de Bolsonaro: a comunicação na era digital.
O Secretário de Formação da CUT-MT, João Eudes, destacou que estamos “numa guerra de contra informação”. “Estamos tendo que enfrentar uma grande quantidade de mensagens com conteúdo falsos e que geram nas pessoas uma crença que não corresponde à verdade. Por isso precisamos despertar, no sentido de nos utilizarmos dessas mesmas ferramentas, que são as redes sociais, para contrapor essas mentiras e fazer desse espaço um lugar de disputa de projeto de sociedade”, disse.

João Eudes da Anunciação,Secretário de Formação Sindical da CUT-MT

O primeiro Painel teve como tema: Os desafios da era da comunicação na formação sindical e o uso de plataformas digitais no processo de formação dos trabalhadores e trabalhadoras dos sindicatos de base da CUT para que se fortaleçam e assumam a liderança nos locais de trabalho.
O segundo momento do encontro falou sobre o projeto nacional da CUT em parceria com os sindicatos de base em todo o país, que são as Brigadas Digitais. O projeto trata-se de um verdadeiro “Mutirão de Formação em Comunicação”.
As Brigadas Digitais da CUT, é um projeto estruturado em três etapas: a formação de formadores em comunicação popular digital, a formação de organizadoras/es de brigadas e a organização das Brigadas Digitais das CUT.
Durante a apresentação do projeto, João Eudes explicou que cada uma dessas etapas terá um público e uma jornada específica, preparada estrategicamente para que se alcance o objetivo, que é “ocupar o mundo digital e as redes sociais de maneira articulada e organizada para lutar pelos direitos da classe trabalhadora e derrotar a extrema direita e o bolsonarismo”.

Cristiana Paiva Gomes, Secretária de Juventude da CUT Nacional

O encontro ainda contou com a palestra sobre a formação sindical e o desafio da organização do jovem trabalhador(a) nos sindicatos considerando o projeto da DGB/CUT. A Secretária de Juventude, que vive em Roraima, Cristiana Paiva Gomes, apresentou os desafios dessa implantação estruturada, considerando-vos a participação dos jovens na organização Cutista.

Juventude da CUT-MT - Livre, Autônoma  e Classista

O último painel do segundo dia abordou o Planejamento e Sistematização das ações formativas do coletivo de formação e os grupos de trabalho e planejamento.
A noite encerrou com uma confraternização em comemoração à reinauguração da sede da CUT em Cuiabá.

Confira as fotos no facebook da CUT-MT