1º Conselho Diretivo da Regional Nortão I vota pautas e traz ao debate a questão ambiental


A contaminação nos apiários da região é um assunto que preocupa os dirigentes que moram na região

Publicado: 17/03/2025 17:21 | Última modificação: 17/03/2025 17:21

Escrito por: Lina Obaid

Sintep-MT

O 1º Conselho Diretivo da Regional Nortão I do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), realizado no último final de semana, dias 15 e 16 de março, em Colíder, trouxe como destaque o diálogo sobre a contaminação por mercúrio nos apiários da Amazônia Legal, região que corta alguns municípios do nortão de Mato Grosso, com a anfitriã do encontro, Colíder, e Peixoto de Azevedo, Itaúba e Nova Santa Helena, que são subsdes da Região Nortão I do Sintep-MT.

Esta análise foi trazida pelo diretor da Regional Norão III, Kleber Solera, que teve artigo científico sobre o tema, divulgado em revista internacional. Ainda na ocasião, o presidente do Sintep- MT, Valdeir Pereira, apresentou a conjuntura estadual, enquanto o presidente da Subsede Sintep/Guarantã do Norte, Joares Ribeiro de Oliveira, apresentou a nacional.

O diretor da Regional Nortão I, Fernando Alves da Silva, avalia como positivo este encontro. “Os presentes estavam bastante participativos e engajados com os assuntos discutidos no Conselho. Nós realmente conseguimos colocar sobre a mesa diversas pautas e temas que os municípios tem em comum e votamos elas”, afirmou o dirigente.

Sintep/MT

Neste 1º Conselho Diretivo da Regional Nortão I, debateu-se sobre organizar e intensificar o trabalho da Regional junto dos sindicalizados, e foi sugerida a criação de um calendário de mobilização para tornar as ações das subsedes mais assertivas e próximas dos sindicalizados. Além disso, as contas da Regional Nortão I do Sintep-MT foram aprovadas por unanimidade. E os desafios continuam, com formação de estudos orçamentários, que será realizada em 27 de abril, em Guarantã do Norte.

Ao todo, participaram deste encontro do Conselho Diretivo da Regional Nortão I, 25 dirigentes.