Artigo

IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL NA FORMAÇÃO DO LEITOR NA INFÂNCIA

Publicado: 15/12/2022 12:23

A literatura infantil sempre esteve e está presente em nossas vidas muito antes da leitura e da escrita, seja por meio das cantigas de ninar, das brincadeiras de roda ou das contações de histórias realizadas pelos familiares. Nesse sentido, o presente texto pretende refletir sobre a importância da literatura infantil para despertar o interesse e o gosto da criança pela leitura.

Quanto mais cedo a criança tiver contato com os livros e perceber o prazer que a leitura  produz, maior será a probabilidade de tornar-se um adulto leitor. Da mesma forma por meio da leitura a criança adquire uma postura crítico-reflexiva, extremamente relevante à sua formação cognitiva. Cabe ao professor o planejamento e a criatividade para contar histórias infantis em sala de aula e estimular as crianças a lerem. 

Pedagogicamente, o professor pode utilizar a roda de conversa, cantigas de roda, músicas e brincadeiras, para envolver a criança e despertar o gosto pela leitura.

Leia o artigo na íntegra

Maria da Silva Costa Rossi - Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. Especialista em Educação
Infantil pela Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT.
Cristiane Costa de Jesus - Pedagoga Especialista em Educação Especial pela UNOPAR.