Artigo

Dia Internacional da Mulher

Publicado: 08/03/2023 11:18

Em 08 de Março comemora-se o Dia Internacional da Mulher. Muitos comemoram, dando presentes, flores, poemas, homenageando as mulheres em modo geral, esse dia ficou sendo um marco de boas vendas para alguns comerciantes.
Infelizmente esse não é o objetivo desse dia! Muitos não sabem o significado, o que aconteceu para que em 1911 fosse dado o marco inicial do 08 de março.

Em 1857 centenas de mulheres, operárias, foram mortas queimadas em um incêndio no edifício Triângulo Shirtwaist, numa fábrica têxtil de Nova York.Um incêndio criminoso, porque elas reivindicavam a redução de jornada de trabalho, licença maternidade e melhores salários.
A mulher é considerada sexo frágil, mas muitos não sabem o quanto elas vêm lutando pelos seus direitos. Aqui no Brasil só foi possível ter o direito a votar em 1934, desde então vem conquistando, aos poucos seus direitos, como a Lei 11340/2006, A Lei Maria da Penha, criada para combater a violência contra a mulher.

Mas ainda não é o suficiente, em 2019, só no Brasil 1,6 milhão de mulheres foram espancadas ou sofreram tentativa de estrangulamento, 22 milhões passaram por assédio, 536 casos por hora de algum tipo de abuso. (Fonte BBC News).

O ano passado foram mortas no Brasil 1.314 mulheres, uma a cada 7 horas, em média. A cada dez minuto uma mulher é estuprada no Brasil (Fonte G1).
Não temos o que comemorar no dia 08 de março, é um dia para reflexão, ver onde erramos e porque continua esse erro. Mas se comemorar, comemorar a luta das mulheres por igualdade e respeito.

Simplesmente mulher

Não são palavras doce
Nem flores
Que esquecerei os horrores
Que a vida os fez.
Quanta maldade
Crueldade sem fim...
Quanta injustiça
Assassinatos sim
Chamam de feminicídio
Pelo simples fato de ser mulher.
Mas é covardia
Outro nome não seria
Ajustado como é
Morrer injustamente
Cruelmente por ser o que é
A cada sete horas
Acaba uma história
Encerra- se uma vida
A cada dez minutos
Acaba um mundo
Ficando uma ferida
Pra quem as amam de verdade
E sofre com tanta dor
Esse é o horror
Que enfrentam todo dia
Pelo simples fato 
De ser o que é
Uma guerreira
Que luta pela vida
E ser simplesmente mulher.

Oziel Souza Lima Leite, professor, poeta e escritor