Conexão Jurídica realiza 2ª edição tratando de Reforma da Previdência
Reforma da Previdência
A Reforma da Previdência estadual, sancionada pelo governador Mauro Mendes em 2020, promoveu alterações nas regras de aposentadoria, para além do confisco de 14% sobre os benefícios dos servidores. Nesta quarta-feira (15/03), a partir das 19h, o Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) vai dialogar sobre o tema em mais uma edição do “Conexão Jurídica”. A atividade será transmitida pelo aplicativo Zoom é específica para dirigentes das subsedes do Sintep-MT.
Na primeira edição, em 2022, a Secretaria de Assuntos Jurídicos do Sintep-MT iniciou o Conexão Jurídica com o objetivo de promover um intercâmbio sobre os temas jurídicos que mais são tratados pelo sindicato. O leque extenso acabou por extrapolar o tempo dos debates e foi insuficiente para tamanha demanda. Nesta segunda edição, foi definido um único tema, para que possam ser sanadas as dúvidas recorrentes do processo de aposentadoria trazidos com as novas regras.
A abordagem será feita pela assessoria jurídica do Sindicato, com a advogada Leile Lélis, que destacará os pontos mais relevantes trazido com a Reforma da Previdência, de Mauro Mendes. As informações abordarão as regras vigentes de previdência e como se organizar para saber quando poderá se aposentar.
Segundo a secretária de Assuntos Jurídicos do Sintep-MT. Maria Celma, a proposta é municiar os dirigentes para que possam transmitir os esclarecimentos para os filiados. Os temas que envolvem questões jurídicas no sindicato são diversos e inesgotáveis, devido a isso, a assessoria jurídica optou por responder aos questionamentos com temas pré estabelecidos, conforme demanda.