XVIII Congresso Estadual de Educação do Sintep-MT realiza etapas municipais

Desde o dia 11 de julho o texto base do Congresso está em discussão nas agendas dos trabalhadores da educação da rede pública, nos municípios do estado

Publicado: 18/07/2022 16:09 | Última modificação: 18/07/2022 16:09

Sintep-MT

Os trabalhadores da educação pública iniciaram no dia 11 de julho e prosseguem até 8 de agosto, com os debates das etapas municipais para o XVIII Congresso Estadual de Educação do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), que acontece entre 7 e 10 de setembro.

“O momento é de organizar as discussões sobre a temática central, que este ano terá como foco “Democracia, educação e trabalho: Esperançar por um projeto de Nação””, destaca a coordenadora do Congresso e secretária de Políticas Educacionais do Sintep-MT, Guelda Andrade.

Jordana Mercado
Coordenadora estadual do Congresso, Guelda Andrade, destaca a necessidade da categoria colocar em prática o esperançar na educação

O Congresso Estadual do Sintep-MT é realizado a cada três anos. No último, em 2019, o tema abordou a educação e o mundo do trabalho frente aos programas que levaram para a educação pública um processo mercadológico, privatista e reducionista dos direitos. Medidas especialmente fortalecidas e implementadas pelas vias do Novo Ensino Médio, ensino à distância, parcerias com empresas privadas entre outras ações.

O Congresso Estatutário em 2022 fará debates sobre a organização e mobilização sindical diante dos impactos das mudanças na legislação trabalhista, sindical e educacional nacionais e em Mato Grosso. A perda do poder de compra dos trabalhadores/as das redes estadual e municipais, além dos problemas pedagógicos e educacionais decorrentes da pandemia e mudanças no currículo com a BNCC e o Novo Ensino Médio excludente.

Sintep-MT
O presidente do Sintep-MT chama os profissionais da educação para organizar o debate e mobilizar a categoria para os enfrentamentos

As reflexões e o debate de propostas desafiam os educadores na construção de um projeto de país e de educação que reconstrói a democracia, e qualifique a educação como inclusiva e popular.  “Nossa organização como classe trabalhadora e movimento sindical são as armas para Enfrentarmos os ataques a retirada de direitos”, destacou o presidente do Sintep/MT, Valdeir  Pereira.

A construção dos debates para o XVIII Congresso Estadual segue uma programação estabelecida em Regimento, aprovado democraticamente no Conselho de Representantes do Sintep-MT, em maio de 2022. Agora, além das etapas municipais, em andamento, seguirão as etapas regionais entre 1º e 21 de agosto. Ambas terão o olhar sobre o texto base do Congresso, levando para a conferência estadual as propostas deliberadas para acréscimos, retiradas ou alterações nos tópicos trazidos na redação do documento central.

Sintep-MT

Acesse o texto base e materiais do XVIII Congresso Estadual de Educação do Sintep-MT