Subsede de Santa Rita do Trivelato dá posse à nova diretoria após eleições complementares

“Nós sabemos que só é possível fazer a luta na defesa da valorização profissional dos educadores, através da entidade de classe bem organizada", disse o diretor da Regional Médio Norte II, Joildo Jovino de Oliveira.

Publicado: 13/10/2022 16:26 | Última modificação: 13/10/2022 16:26

Escrito por: Andressa Boa Sorte/Sintep-MT

Um importante passo na defesa da valorização dos trabalhadores da educação foi dado no município de Santa Rita do Trivelato, distante cerca de 340 Km de Cuiabá. A subsede deu posse na última quarta-feira (12), à nova diretoria da entidade sindical. O processo para a organização da subsede, que ficou cerca de três anos sem atividades, ocorreu após as eleições complementares realizadas no município no dia 12/10, seguindo o que preceitua o Artigo 64 do Estatuto do Sintep-MT.

A cidade faz parte dos oito municípios que integram a Regional Médio Norte II, junto com Rosário Oeste, Nobres, Diamantino, Alto Paraguai, São José do Rio Claro, Nova Mutum e Nova Maringá.

O diretor da Regional Médio Norte II, Joildo Jovino de Oliveira, destacou que, organizar a subsede em Santa Rita do Trivelato foi um desafio. “Nós sabemos que só é possível fazer a luta na defesa da valorização profissional dos educadores, através da entidade de classe bem organizada. É por isso que, enquanto Sintep, nós nos articulamos para que a subsede estivesse devidamente organizada e, partir daí, fazer um mapeamento das principais demandas dos educadores no município e construir, junto com a sede Central, a pauta de reivindicações da categoria”, disse.

Um dos pontos de atenção já identificados pelo sindicato, diz respeito à defasagem salarial dos educadores, diante da ausência da aplicação, por parte da prefeitura, dos critérios de enquadramento/valorização por nível e classe dos educadores, levando em conta o incremento salarial. “Nós identificamos a situação, por exemplo, de um professor com mais de dez anos de carreira, nível quatro, ganhando o piso, quando deveria estar recebendo cerca de 40% a mais de remuneração”, destacou o sindicalista. “Se não tiver um sindicato bem articulado, que esteja atento aos direitos dos educadores, a luta para fazer valer esses direitos fica inviabilizada, por isso, ao reativarmos a subsede em Santa Rita do Trivelato, temos a oportunidade de buscar essa valorização profissional”, enfatizou Joildo.

O presidente eleito da subsede, professor Saulo Bonfim, disse estar com boas expectativas para a categoria, diante da retomada das atividades sindicais no município.

“Estamos felizes e ao mesmo tempo com as esperanças renovadas com a composição e retomada da subsede do Sintep em nosso município. Entendemos a importância e a extrema necessidade do sindicato organizado, pois temos várias pautas a serem colocadas em luta e, somente com a força de todos e essa unidade entre os servidores da educação é que teremos os resultados. Nossa atuação visa principalmente a valorização da nossa classe e um ensino de qualidade”, destacou o presidente da subsede.

Diretoria Subsede Santa Rita do Trivelato (12/10/2022 a 29/06/2025)

Diretor Regional - Joildo de Oliveira

Presidente da Subsede – Saulo Bonfim de Oliveira