Sintep/Rosário Oeste obtém resultados positivos às cobranças feitas à prefeitura


As cobranças trataram sobre RGA, recursos do Fundeb, elevações de classe e nível dos profissionais da rede municipal

Publicado: 13/12/2021 19:24 | Última modificação: 13/12/2021 19:24

Escrito por: Assessoria/Sintep-MT

Sintep/Rosário Oeste

Os trabalhadores da educação municipal de Rosário Oeste (128 km de Cuiabá) cobram da Prefeitura o pagamento da Revisão Geral Anual (RGA), enquadramento profissional com base no tempo de serviço (nível) e também formação (classe), além de informações sobre repasse das sobras de recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação). 

A pauta foi apresentada durante audiência da subsede do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Mato Grosso (Sintep-MT), em Rosário Oeste, ao prefeito, Alex Steves Berto, na sexta-feira (10 de dezembro).

Em resposta aos encaminhamentos, o presidente da subsede do Sintep/Rosário Oeste, Joildo Jovino, informou que foram feitos progressos nas negociações sobre RGA, para 2021. Na oportunidade o prefeito anunciou que a prefeitura fará o repasse de 10,5% sobre o piso salarial. “Estamos com arrocho salarial desde 2017, e esse encaminhamento atenderá parte das expectativas, pois se configura na correção da inflação do período de 2021”, diz

Outro ponto em disputa foi a cobrança de cerca de 100 elevações profissionais, de classe e nível, acumuladas ao longo dos anos. ‘Temos profissionais que estão com até três elevações em atraso. “A prefeitura irá fazer o levantamento do número de profissionais com elevações atrasadas e o valor a ser pago e enviará a proposta para análise do Sintep/Rosário Oeste”, afirma o presidente Joildo.

Sobre o repasse das sobras do Fundeb, outro ponto questionado pela categoria, a administração informou que será encaminhada uma proposta de repasse para os profissionais avaliarem. 

Os recursos excedentes do Fundeb são oriundos do aumento de 60% para 70% dos investimentos em valorização profissional, em 2021. “O aumento do repasse definido pela Nova Lei do Fundeb (Lei 14.113/2020), e redução de gastos durante a pandemia, se formou uma sobra de caixa que é obrigada a ser repassada aos profissionais”, informou Joildo.

Participaram da reunião além dos dirigentes da subsede e prefeito, o diretor regional do Sintep-MT, Moisés de Almeida, comissão de Profissionais da Educação, a vereadora Vanuzia de Araújo Alves, a secretária Municipal de Educação, Odenete Maria Nunes e representantes da gestão municipal.