Sintep-MT terá delegação para o Centenário de Paulo Freire no Recife

Durante quatro dias educadores de todo o país, incluindo 14 representantes do Sintep-MT farão uma imersão na história e defesas do patrono da educação

Publicado: 20/08/2022 10:19 | Última modificação: 20/08/2022 10:19

Escrito por: Roseli Riechelmann/Sintep-MT

Sintep-MT
Plenária Mundial da Educação vai defender memória de Paulo Freire, o patrono da educação no Brasil

Às vésperas das eleições de 2022 nada mais significativo para educação do que festejar o Centenário de Paulo Freire, uma das principais vozes da Pedagogia Crítica, aquela que não separa a educação da política.

As homenagens, mesmo que um ano após a data oficial (19/09/2021), terão motivações maiores com pleito eleitoral e diante de tamanho ataque às políticas educacionais e ao próprio patrono da educação, no governo de Jair Bolsonaro.

As comemorações foram represadas em 2021, pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), devido ao período de pandemia. As festividades ocorrerão em 2022, na terra de Paulo Freire, Recife (PE), entre os dias 17 a 20 de setembro, com participação de educadores de todo o país. O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) comparecerá com uma delegação de 14 pessoas, sendo uma das integrantes a secretária de Assuntos Educacionais da CNTE, e dirigente do Sintep-MT, Guelda Andrade.

Confira a programação completa clicando aqui.

“Este é um momento com simbolismo muito forte para o povo brasileiro, sobretudo para os/as educadores/as, considerando o cenário político que vivemos no Brasil e no mundo. Paulo Freire em suas obras, traz para nós reflexões profundas acerca da política, do nosso papel como cidadãos e sujeitos de diretos.

Esperamos que este centenário ressoe em todos os cantos do Brasil como tomada de consciência de quem são, como estão é porque estão. Lembrando sempre que ‘o mundo não é, o mundo está sendo…” este movimento depende de cada sujeito de direto”, ressalta a dirigente.

A confederação preparou uma programação extensa com plenárias e encontros durante os quatro dias de atividades. “Será uma comemoração que muito nos orgulha participar pois celebrar Paulo Freire é reafirmar o seu legado é defender nossas lutas como profissionais, que carregam como defesa a educação pública, gratuita, inclusiva para todos e todas”, destacou o presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira.

Vem fazer essa festa! Vai ter show do Chico César e de outros artistas. Veja o vídeo aqui