Sintep-MT participa de orientações sobre tráfico e exploração de pessoas em aeroportos


A atividade realizada pelo Cetrap-MT, entidade a qual o Sintep-MT faz parte, realizou formação no aeroporto Marechal Rondon

Publicado: 09/08/2022 12:34 | Última modificação: 09/08/2022 12:34

Escrito por: Roseli Riechelmann

Reprodução
Vice-presidente do Sintep-MT, Leliane Borges, participa da oficina realizada pelo Cetrap-MT

O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) com atuação no Comitê Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas de Mato Grosso (Cetrap-MT) participa da oficina realizada, ontem (08/08), sobre prevenção e enfrentamento ao tráfico de pessoas com funcionários do aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande.

“Cerca de 60% do tráfico de pessoas ocorre através dos aeroportos, e é fundamental que os trabalhadores desses espaços estejam conscientes dos tipos de ocorrências que são registradas para estarem preparados para denunciar casos suspeitos”, destacou a vice-presidente do Sintep-MT, professora Leliane Borges, e membro do Cetrap-MT.

Segundo a dirigente, práticas do tráfico de pessoas, de exploração sexual, trabalho em condições análogas à escravidão, adoção ilegal, devem ser combatidos, apesar de existir em parte da sociedade brasileira uma ideia de naturalizar casos em que ocorram situações como as citadas. 

“O Brasil foi uns dos últimos países a acabar com a escravidão, devido a isso  tem uma formação cultural machista, escravagista e sexista. Devido a isso, o trabalho em condições precárias com baixa ou nenhuma remuneração, apenas em troca de comida, muitas vezes é visto como oportunidade. E essa ideia, quando se trata da condição de mulheres e crianças é ainda mais chocante, pois há pessoas que atribuem normalidade ao trabalho infantil ou a situações como cárcere privado e exploração sexual”, concluiu.