Sintep-MT fará audiência com Seduc no dia 07/06 para debater pautas da Educação de MT


Dentre os temas que serão pauta na reunião, está a Campanha Salarial 2022. “Nós queremos que o governo nos dê uma resposta quanto à recomposição salarial de 21,52% devida aos educadores de Mato Grosso", disse o presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira..

Publicado: 03/06/2022 16:36 | Última modificação: 03/06/2022 16:36

Escrito por: Assessoria/Sintep-MT.

Após diversas tentativas de formar uma mesa de negociações junto ao governo do estado, para debater pautas da Educação Pública de Mato Grosso, finalmente, os dirigentes do Sintep-MT vão ter uma agenda com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc-MT). O encontro está marcado para ocorrer na próxima semana, no dia 07 de junho.

Dentre os temas que serão pauta na reunião, está a Campanha Salarial 2022. “Nós queremos que o governo nos dê uma resposta quanto à recomposição salarial de 21,52% devida aos educadores de Mato Grosso. Esse percentual é o mínimo para assegurar a equiparação do piso praticado na rede estadual de ensino ao piso salarial profissional nacional, que é de R$ 3.845,63. Além disso, tem a questão da RGA atrasada desde 2018”, disse o presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira.

Outro ponto sensível de discussão refere-se ao confisco das aposentadorias e pensões dos servidores, com a majoração da alíquota previdenciária para 14%, imposta pelo governador Mauro Mendes. “Esse confisco é uma grande injustiça para com nossos aposentados e pensionistas. Nós queremos avançar nas negociações para que essa alíquota isente ao menos, aqueles que recebem até o teto da previdência. Sem isso, muitos estão com dificuldades de manter até mesmo suas despesas básicas com alimentação e remédios”, destacou o presidente da entidade de Classe.

Além dessas questões, o Sintep-MT também tocará num ponto que, desde 2017, apresenta uma lacuna, que é a oferta de profissionalização para funcionários de escola, o Profuncionário. “A última turma do Profuncionário encerrou em 2018 e de lá pra cá não houve mais nenhum tipo de oferta nesse sentido. Nós queremos sair dessa reunião com uma data definida sobre o início da próxima turma. Isso não é só uma questão de valorização profissional, mas é também, uma maneira de investir na educação pública e na qualidade do ensino”, enfatizou Valdeir.

A reunião da próxima terça (07) está marcada para o período da tarde e deve contar com a participação do secretário da pasta, Allan Porto. “Nós esperamos que o secretário esteja presente, porque houve vezes em que ele não compareceu, enviando apenas representantes. Nós entendemos que o secretário, que é quem está à frente da pasta, tem a obrigação de ouvir diretamente a categoria, já que o governador se recusa a nos receber. Para avançarmos nas questões que envolvem o Ensino Público de Mato Grosso, é preciso conhecer as demandas de perto e disposição para dialogar com os trabalhadores”, finalizou o sindicalista.