Sintep-MT dá posse à nova gestão 2022-2025 nesta quarta (29)


Processo eleitoral foi oficialmente concluído em todos os 141 municípios do estado e dirigentes da central, regionais e subsedes assinam ata de posse em data comemorativa aos 57 anos do Sindicato

Publicado: 28/06/2022 18:33 | Última modificação: 28/06/2022 18:33

Escrito por: Roseli Riechelmann

REPRODUÇÃO
Valdeir Pereira é reeleito presidente do Sintep-MT pela chapa Unidade, Participação e Luta: “Para Valer Nossos Direitos”, tendo como vice a professora Leliane Borges

Nesta quarta-feira (29/06), aniversário de 57 anos do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) tomará posse a nova diretoria sindical. O resultado divulgado oficialmente nesta terça-feira (28/06), para gestão 2022-2025. A vitória, anunciada pela Comissão Eleitoral Estadual, ficou com a chapa Unidade, Participação e Luta: “Para Valer Nossos Direitos”, encabeçada pelo atual presidente Valdeir Pereira e com a vice-presidência da professora Leliane Borges. A chapa é composta por outros 45 dirigentes, entre titulares e adjuntos, da diretoria executiva e 15 diretores regionais.

O presidente da Comissão Eleitoral Estadual, Ednilson Albino de Carvalho, relembra que a eleição do Sintep-MT é considerada a segunda maior eleição do estado, ficando atrás apenas da escolha para govenador. “O processo eleitoral se deu simultaneamente em 75% das subsedes com chapas regularizadas, nos 141 municípios do estado, e teve a participação de mais de 16 mil sindicalizados aptos a votarem”, relata.

Segundo balanço da Comissão Eleitoral das 140 subsedes organizadas, por razões diversas, 34% delas não realizaram eleição para direção Local, e dessas, 1/3 realizou eleição apenas para a direção Central e diretores dos polos sindicais regionais. “O processo para essas subsedes que não tiveram eleições será feito em nova data, a partir de regularização de chapas e comissão eleitoral local”, esclarece o presidente Ednilson. 

Ocorreram disputas para duas regionais; polo sindical Oeste I, Baixada Cuiabana; e, Nortão III Regional Vale do Teles Pires. Em ambas os candidatos à direção regional alinhados à chapa da central saíram vitoriosos. Na Baixada Cuiabana, o professor Ricardo Assis ficou com 73,26 % dos votos válidos na disputa com o educador Thiago Barbosa Frasão Moraes. No Nortão III, Kleber Solera, que compunha a chapa vencedora, conseguiu 52% dos votos válidos, frente aos  48% do outro candidato à vaga de diretor regional, Ernandes Lopes Cavalcante. 

A posse da nova direção do Sintep-MT 2022-2025 ocorrerá na sede central do Sintep-MT em cerimônia restrita de forma presencial, mas com transmissão online pelo aplicativo zoom para todo o estado. Nas subsedes a cerimônia de posse é organizada conforme deliberação local.