Sintep-MT convoca categoria para paralisação e Ato Público nesta segunda (16)

Conselho de Representantes do Sintep-MT conclui os trabalhos no final de semana reafirmando descaso do governo para as pautas prioritárias da categoria e confirma paralisação de alerta

Publicado: 15/05/2022 15:34 | Última modificação: 15/05/2022 15:34

Jadson Oliveira
Conselho de Representante em votação das pautas debatidas

Nesta segunda-feira, dia 16 de maio, os educadores da rede estadual paralisam as atividades nas escolas estaduais, com ato público na capital, a partir das 14 horas, na praça do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-MT, no Centro Político e Administrativo (CPA). A atividade cobra o compromisso do governo Mauro Mendes com as pautas prioritárias da categoria. Entre as quais, se destaca a equiparação do piso salarial estadual ao nacional, com recomposição de 21,52%.

Maio é o mês da data-base e a campanha salarial exige o cumprimento do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN), de R$ 3,845,63. Em Mato Grosso, esse valor está 21,52% abaixo do que estabelece a lei federal 11.738/2008.

“O governo tem sido omisso e demonstrado descaso com os trabalhadores desde que tomou posse. São quatro anos de defasagem salarial, com cerca de 10% de débito apenas da Revisão Geral Anual. O piso estadual que sempre esteve acima do nacional, hoje amarga perda de 21,52%. Essa é a recomposição mínima que a categoria exige do governo, no estado com maior arrecadação do país”, destacou o presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira.

Diante do descaso registrado, os trabalhadores da educação da rede estadual decidiram no Conselho de Representantes do Sintep-MT, que ocorreu de forma híbrida, durante o final de semana (14 e 15/05), a realização de nova assembleia geral, ainda sem data definida. Nessa plenária irão avaliar a possível resposta do governo. Caso as negociações para as pautas prioritárias não avancem, será colocado em votação o Estado de Greve na rede estadual.

Representantes online  registraram  posicionamento de modo virtual

Das chamadas pautas prioritárias a categoria elencou o atendimento às reivindicações da Campanha Salarial 2022; o compromisso de fazer a revisão das alíquotas da previdência, respeitando o teto do INSS (R$ 7.087,22), condição para pôr fim ao confisco de aposentadorias e pensões dos servidores públicos em Mato Grosso; e, fazer a oferta da Política de Formação Profissional dos funcionários da escola pública: definindo a data para retomar o Profuncionário abandonado desde 2017.

O quê: ATO PÚBLICO NA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
Quando: DIA 16 DE MAIO, ÀS 14 HORAS