Sintep/MT conclui três dias de Planejamento Estratégico

O debate com membros da direção estadual avaliou as ações realizadas e os enfrentamentos para o próximo período

Publicado: 26/07/2021 15:24 | Última modificação: 26/07/2021 15:24

Sintep-MT

Encerrado nesta sexta-feira, 23 de julho, o planejamento estratégico da direção central do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT). A reunião iniciada na quarta-feira (21/07) fez o debate da ação sindical passada e futura, tendo como contexto o cenário político. Os trabalhos são concluídos com a construção de novas estratégias para enfrentar os desafios, na educação pública do país, do estado e dos municípios.

Os debates estruturados por meio da análise de conjuntura mundial e brasileira, com foco nos impactos destas, na Educação Pública e gratuita tem como palestrante o educador popular, Emílio Genari. O educador apresenta estudos sobre o cenário pandêmico mundial, diante da crise sanitária e os efeitos econômicos a partir das políticas que intensificaram a relação de opressão entre o capital e trabalho.

Genari fez destaques para os impactos das medidas (ou ausência delas) na segurança sanitária, sobre a precarização do emprego e as garantias de sobrevivência financeira da população. Conforme o palestrante, o processo de uberização do trabalho e desresponsabilização de direitos, como o chamado neoliberalismo econômico, foram ainda intensificadas nas medidas ultraconservadoras do governo de Jair Bolsonaro.

O debate colocou em pauta a disputa de projetos políticos para 2022, exigindo a participação dos trabalhadores da educação, para reafirmar a luta sindical a defesa da Educação Pública Gratuita e a valorização dos profissionais, no Brasil e no estado de Mato Grosso.

Sintep-MT

Para o presidente do Sintep/MT, Valdeir Pereira, este ano o planejamento estratégico ganha relevância diante do cenário vivenciado na educação pública. Quando a política desarticulada dos governos tenta impor medidas extremamente arriscadas à vida dos educadores e estudantes e se abstém de ações pedagógicas que assegurem a aprendizagem e o direito à educação.

“Os governos criam nuvens de fumaça para omitir os reais prejuízos implementados na educação pública: a política de precarização dos profissionais da educação, com foco no desempenho individual e não nos direitos coletivos. Precisamos fazer o enfrentamento para evitar ainda mais retrocessos nas conquistas’, afirmou.

Educador Popular Emílio Genari

O planejamento da Direção Estadual é um momento em que os dirigentes sindicais fazem uma avaliação das ações e propostas executadas e planejar o próximo período. As reuniões contam com os membros. As reuniões contam com os membros da direção Sindical, participando de forma híbrida (presencial e virtual).

Fonte: Assessoria/Sintep-MT