Sintep-MT cobra celeridade em respostas às pautas tratadas com a Seduc-MT


Em novo ofício Sintep-MT requer cumprimento de acordo firmada durante reunião realizada há 15 dias

Publicado: 24/06/2022 15:39 | Última modificação: 24/06/2022 15:39

Escrito por: Sintep/MT

Sintep-MT
Dirigentes entregam a pauta de reivindicação da categoria, nas mãos do secretário de estado de Educação

O Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) protocolou hoje (24/06) novo ofício (of. nº 269/2022) à Secretaria de Estado de Educação. O documento cobra respostas das pautas tratadas em reunião no último dia 7 de junho. 

Na reunião entre Sintep-MT e o secretário de estado de Educação, Allan Porto, ficou estabelecido um prazo de 15 dias para resposta à pauta prioritária da categoria, que é o pagamento de 21,52% do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN). O secretário pediu um tempo para avaliação de impacto financeiro do incremento. 

Por meio do ofício, o Sindicato reafirma as cobranças de agenda com o governador Mauro Mendes e o secretário da Casa Civil, Rogério Gallo; audiência com participação do governador e, o presidente do MTPrev, Ellinton Oliveira de Souza, para retomar o debate da contribuição previdenciária das aposentadorias e pensões. 

Ao todo são seis pontos de pauta que devem ser respondidos dentro do prazo. Um deles, que trata do curso Profuncionário, acabou sendo encaminhado sem a ajuda do governo do estado. A reivindicação pelo reinício do Programa de formação dos funcionários de escola, recorrente na agenda sindical, desde 2019, foi superado. O apoio de medida parlamentar da deputada Rosa Neide e, parceria do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), concretizaram a formação, prevista para outubro. Contudo, ainda assim o ofício faz a cobrança à Seduc-MT.

Por fim, os dirigentes sindicais exigem o desenlace das pautas encaminhadas no ofício 225/2022, de 16 de maio, que ainda não tiveram resultado. Entre elas, o calendário de reuniões permanentes com a Seduc-MT para debater pontos pendentes.