Sintep/Barra do Garças faz estudo da Folha para viabilizar recomposição do PSPN

A secretária de Redes Municipais do Sintep-MT participa dos debates para esclarecimentos sobre financiamento da Educação Pública e como se dá a aplicação do Fundeb

Publicado: 23/02/2022 19:09 | Última modificação: 23/02/2022 19:09

Sintep/Barra do Garças

A valorização dos trabalhadores da educação rede municipal de Barra do Garças (515 km a leste de Cuiabá) ganha novo capítulo esta semana, após audiência entre os dirigentes estadual e municipal do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) e o secretário de educação do município, Sivirino Souza dos Santos. A reunião realizada na terça-feira (22/02) tratou sobre viabilidade orçamentária para avançar na implementação do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN), que em 2022, tem recomposição de 33,24%.

“O piso salarial é Lei - 11.738/2008 - e tem que ser cumprido”, afirma o secretário de Redes Municipais do Sintep-MT, Henrique Lopes, que com a secretária adjunta da pasta, Ana Lúcia Antônia, participaram da reunião, ao lado do presidente da subsede do Sintep/Barra do Garça- Pontal do Araguaia, Omar Cirino.

Segundo Cirino, a atual administração tem respeitado as defesas da categoria, inclusive com cumprimento do Plano de Cargos Carreira e Salários dos educadores, que enfrentou uma defasagem por cerca de 10 anos, nas gestões anteriores. Porém, segundo o dirigente, existe uma incompreensão por vezes, no direito à correção salarial com base no valor aluno ano do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).

O secretário de redes municipais vem realizando diversas oficinas com os dirigentes sindicais nas redes municipais, inclusive com participação de membros dos Conselhos Municipais do Fundeb, para esclarecer as novas regras do Fundo. No caso de Barra do Garças, o sindicalista solicitou a folha de pagamentos dos educadores e a aplicação de recursos para estudo de viabilidade econômica. “A partir do cruzamento dessas informações poderemos avaliar se há ou não viabilidade econômica no município, e assim propor formar de assegurar a valorização da categoria”, disse.

Henrique elogiou a luta dos trabalhadores da educação de Barra do Garças que têm história de resistência. “A recente conquista foi consolidada em um processo de luta, diálogo e negociação com o atual prefeito que garantiu correção de coeficientes e assegurou a valorização dos profissionais da educação”, concluiu.